sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Violeiro na trilha do Blues com Ricardo Vignini

Trago para o Blog um convidado mais que especial, uma pessoa que faz uma mistura perfeita entre a arte da Viola Caipira e o Blues.

Ricardo Vignini é violeiro, compositor, professor de música, produtor fonográfico e cultural e pesquisador de musica tradicional, tem na bagagem a experiência de ter tocado com um dos mestres do slide, Bob Brozman.

Chega de papo e vamos ler o que este mestre tem para contar.

TB: Sei que você gosta de música caipira, e que domina a viola como ninguém. Mas vi que você tem alguns vídeos junto do Sergio Duarte, e então eu gostaria de saber se é fácil tocar Blues com a Viola?

RV: "Antes de tocar viola eu tocava guitarra, sempre gostei de blues, principalmente country blues como Mississippi John Hurt, Rev. Gari Davis e Lonnie Johnson, cada estilo e instrumento tem as suas particularidades, esse tipo de blues soa muito bem com a viola."


TB: A música caipira conta em suas letras o sofrimento, você acha que o blues e a música caipira tem mais semelhanças do que apenas nas letras?

RV: "Eu acho que vai bem além das letras, as lendas, simpatias, o pacto com o Diabo, as afinações abertas, o modo de vida de alguns violeiros, a harmonia, tudo isso é bem semelhante, eu acho que a música caipira de raiz é o estilo musical brasileiro que mais se aproxima do Blues, em 2006 fui curador de um projeto no Centro Cultural Banco do Brasil que teve justamente a intenção de mostrar essas semelhanças, nesse projeto eu toquei com Cristiaan Oyens, teve o Steve James com o Pereira da Viola e o Woddy Mann com o Xanguai, nesse mesmo ano eu o Índio Cachoeira e o Woddy Mann fizemos também um show em Porto Alegre. "

TB: Sei que você tocou com o Bob Brozman, um dos Mestres do Slide, como você o conheceu? E como foi essa experiência?

RV: "Conheci o Bob Brozman, na época do seu disco Devil's Slide, sempre o admirei muito, depois quando vi que ele estava envolvido com world music vi que ele seria a pessoa ideal pra levar a cultura de viola para o mundo, fiz 5 shows com ele no Brasil, foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida aprendi muito com ele temos um projeto de fazer um cd com ele com cultura caipira, estou também fazendo pra ele aqui uma viola caipira e ele uma viola National pra mim. "

TB: Gostaria de agradecer seu tempo, e dizer que é um prazer trazer você aqui para meu Blog. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

RV: "Muito obrigado pelo interesse no meu trabalho e boa sorte nas suas empreitadas, e que o pessoal do blues passe a conhecer um pouco da cultura de viola, pois tem aquele provérbio:" "Cantas tua aldeia que serás universal"



Ricardo, obrigado mesmo pela sua ajuda, muita Paz e Blues.

Visite:
http://www.matutomoderno.com.br/
http://www.brasiltesteiro.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o som da viola no Blues.

Essa cara toca muito.

Até mais,
Marcio

eagaspar disse...

Meu Falar do Vignini,
o cara é um virtuose na viola, pra mim é um imenso prazer fazer parte dos trabalhos dele, não só dele como em todos os projetos que sou convocado, do Matuto, Indio Cachoeira, fantastico