quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Mestres do Slide com Big Gilson

Estou muito feliz por ter em meu Blog um cara do gabarito deste blusman. Um mestre do blues tupiniquim, que leva o som feito aqui para o mundo. Este cara que recebeu elogios de ninguém menos que o lendário B.B. King e tem o seu nome na galeria de astros patrocinados pela Marshall, hoje vai nos falar um pouco sobre o Slide.

Big Gilson é um guitarrista autodidata, cantor e compositor e que toca a guitarra desde os 15 anos. Um monstro das seis cordas, que teria tudo para ser arrogante, mas é uma pessoa humilde e se prestou a perder seu tempo para nos responder algumas perguntas.

TB: O que levou você a tocar Slide?

BG: “O que me levou a tocar slide, foi um cara chamado Johnny Winter, porque foi o cara que realmente me estimulou a tocar guitarra, e como ele foi sempre um excelente Slide Guitar Player foi por ai que a coisa começou.”

TB: Eu tenho uma revista, "Guitar Player", de outubro de 1998, onde você dá algumas dicas e comenta sua experiência com o Slide. Mas o que eu mais gostei na entrevista, foi o fato de você usar duas guitarras em uma. Você ainda usa a afinação normal, apenas com a mizinha em ré, para poder ter uma afinação aberta em Sol, nas quatro primeiras cordas, e da 2ª corda à 6ª uma afinação normal?

BG: “É, essa coisa de mudar a mizinha, baixar ela para Ré, te possibilita mil coisas, você fica com uma afinação aberta em Sol e uma afinação normal da 2ª para a 6ª corda, ai você tem “n” possibilidades de fazer acordes mais enriquecidos, tocar melhor com o dedo ou usar o slide. Te abre uma gama de possibilidades realmente muito grande.”

TB: Mudando um pouco o assunto, fiquei muito feliz em ver que um Brasileiro está entre os grandes nomes de guitarristas, na lista de patrocinados pela Marshall. Como rolou isso?


BG: “O lance da Marshall rolou com o meu empresário na Inglaterra, que mandou uma proposta para eles, para dar um apoio na turnê que eu fiz em abril/2007 e maio/2007. Os caras gostaram do trabalho e no final renovaram para mais um ano, até minha próxima turnê na Inglaterra e na Europa. Inclusive ficaram de fazer um amplificador customizado para mim.

Isso é uma coisa muito legal, uma honra, pois eu sou o único guitarrista sul-americano de qualquer estilo e um dos dois únicos guitarristas de Blues do mundo, eu e Gary Moore.

Então realmente é uma porta aberta para mais uma galera ir na onda e se dar bem, pois é super legal.

E para o ano que vem com certeza mais turnê na Europa e nos Estados Unidos, já tem várias coisas encaminhadas ai, e legal contar com a força da galera aqui, pois o apoio de todo mundo é super importante, e eu que estou fazendo este trabalho pioneiro, para um artista brasileiro, então sempre umas energias positivas e boas vibes são super bem vindas.

Então valeu grande abraço e qualquer coisa a mais estou a disposição.”







Mestre.... Obrigado.... Paz e Blues !!!!

Visite:
- Big Gilson
- Marshall

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Roberto!

Parabéns pela entrevista!

Gilson é um grande músico e domina o slide como poucos!

abraço!

eagaspar disse...

Dois monstros no slide
Edu Gaspar