quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mestres do Slide com Frank Hoenen

Trago para vocês uma pessoa que está muito próxima das minhas atividades musicais. Nós dividimos as guitarras Slides na Marafa Blues, banda que fazemos parte.

Aprendi muito de slide com esse “Mestre do Blues”. Ele possui uma técnica maravilhosa, e transforma as mais simples músicas em verdadeiras obras de arte. Espero que em muito pouco tempo eu possa mostrar as músicas que estamos preparando para o nosso primeiro CD.

O Frank Hoenen é um guitarrista completo, se diferencia por suas frases inteligentes . Ele é professor de guitarra e violão, e está aqui para nos ensinar um pouco mais da arte do slide.

TB: Como você descobriu o Slide?

FH: “Descobri o slide mais ou menos um ano depois de ter começado a tocar violão e guitarra, tirando algumas músicas do acústico que o Eric Clapton fez pra MTV,todas afinadas em Sol aberto(D,B,G,D,G,D),músicas como Walking Blues,Running On Faith e Rollin and Tumblim.

Esse foi meu primeiro contato com o Slide.”

TB: Você tem uma grande facilidade de tocar Slide na afinação padrão. Existe algum segredo?

FH: “Sim,o segredo não está na mão do slide,mas sim na mão que dedilha,você precisa abafar as cordas que não quer que o som saia enquanto toca as que você quer que saia.
Pelo menos pra mim,tocar sem palheta(apenas com os dedos) é a melhor opção pois a mão fica com bastante liberdade para abafar as cordas.

Isso exige tempo e paciência,mas é muito compensador,pela facilidade de poder fazer tudo na mesma guitarra,sem depender de uma outra em alguma afinação aberta e de poder na mesma música mesclar frases com e sem slide.

É legal também ouvir muito pessoas que tocam nesse estilo e ir tocando as frases deles,observar a maneira que tocam,como fazem pro som sair limpo...Recomendo também um vídeo aula do Warren Haynes(guitarrista atual do Allman Brothers e do Gov't Mule) chamada Eletric Blues and Slide Guitar,lá ele da todas essas dicas que eu citei acima de uma maneira bem prática e cheia de exemplos.

Outro guitarrista que estou ouvindo muito que toca na afinação padrão é Derek Trucks(atual guitarrista também do Allman Brothers e da banda do Eric Clapton). Pra mim o melhor guitarrista nesse estilo na atualidade!"

TB: Você acha que um guitarrista que trabalha 100% das músicas com slide, tem algum tipo de limitação, por exemplo, na criação das harmonias ou das frases?

FH: “Acho que o slide pode dificultar um pouco sim,mas acredito que seja uma coisa pessoal,se a pessoa conseguir tocar tudo que ela quer tocar usando só o slide não vejo motivo para não fazê-lo.“

TB: Qual a dica que você daria pra alguém que quer iniciar no Slide ?

FH: “Ouvir muito,estudar muito e ter paciência, pois a coisa não se da uma hora pra outra, por não ser um jeito convencional de tocar.

Trabalhar as afinações,principalmente em Sol e Ré aberto,ter cuidado com a afinação das notas,lembre que o slide é tocado em cima do traste,e não da casa.”

Buscar todo tipo de informação possível.

Hoje no Brasil já temos pessoas num nível altíssimo tocando Slide,como Marcos Ottaviano(que foi quem me ensinou a tocar com a afinação padrão),Celso Salim,Big Gilson,Otávio Rocha,Paulo Tonella,entre outros,que além de grandes talentos são pessoas bastante acessíveis e ensinam de uma maneira bem didática.”

(Eu e o Frank, no Mr. Blues)

TB: Frank, obrigado por participar do meu Blog, e deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

FH: “Valeu Roberto,eu é que agradeço por você ter lembrado de mim no meio de tanto fera que ta aparecendo aqui e por me deixar compartilhar um pouquinho do que eu sei sobre essa paixão que nós dois temos que é a guitarra Slide!

E parabéns pelo Blog, iniciativas como a sua que fazem o Blues ir pra frente no Brasil!”

Frank, muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo, para passar suas lições para nós.

3 comentários:

andre disse...

O Frank é um puta guitarrista, manja muito daquilo que faz e o melhor gosta disso, hj tem tocado pouco slide, por estar com um problema na mão, acho que distonia, mas faz um som muito legal, merece o reconhecimento aqui dedicado.

Abraços

Alexandre disse...

Fáááála, Putãããuuummmmm!!!!!!
ahahahahahahahahaha...
Frankinho...adoro tocar com vc!!!
Vc é um excelente músico, uma pessoa maravilhosa, um bluesman autêntico!!
Fora que vc é meu irmãozinho mais novo!!!!...ahahahahahaha
Tem uma sensibilidade musical incrivelmente fantástica!!!
Toca como pouquíssimos musicos...é um putão do Blues...ahahahaha
Te amo, brother!!!
Beijo do irmão putão mais velho!!!...ahahahaha
Alê

eagaspar disse...

Falar do Frank e do pessoal da Marafa, os caras estão redondos, blues em português, mandando muito, alem da humildade de todos, e estão em todos os lugares prestigiando as outras bandas, união essa é a palavra
um abraço e sucesso com certeza.
Edu Gaspar