segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Mestres do Slide com Claudio Crotti

Quanto mais eu pesquiso, mais eu descubro ótimos guitarristas que sabem usar o slide, e este é o caso do nosso convidado de hoje.

Com um timbre vintage, uma sonoridade característica dos grandes mestres e um bom gosto para as suas frases, trago para o Blog um cara que gosta e sabe o que está fazendo com o Slide, estou falando de Claudio Crotti.

Além de responder algumas perguntinhas, ele nos forneceu alguns links de seu trabalho, recomendo que escutem este Bluesman.


TB: Quem te inspirou a usar o slide, e quais seus guitarristas preferidos nessa técnica?

CC: “Roberto a minha história com o Slide começou por um acaso. Depois de um tempo afastado da música, eu resolvi ir à casa de um grande amigo que não via há um bom tempo, chamado Paulo Tonella.

Paulo Tonella é um grande estudioso do Blues Rural. Ele toca Slide numa onda completamente acústica como eu nunca vi ninguém tocar no Brasil. Parece mesmo um Velho Bluesman tocando. Usa Resonators, Weissenborns, Dobros e violões. E tudo com Slides feitos com garrafas cortadas..

Enfim, foi através deste contato com o Tonella que eu comecei a me interessar pelo Blues e o Slide. Ele me ensinou muito do que hoje eu sei. Influenciado pelo Tonella eu resolvi estudar Blues e Slide, porém com guitarra elétrica. Com o passar do tempo fui adquirindo alguns instrumentos acústicos e comecei a pegar gosto pela onda acústica também. Mas tenho sérios problemas com a eletricidade e não vivo sem minhas guitarras.

Bem meus guitarristas preferidos são vários. Gosto muito de todos os guitarristas que passaram ou que ainda estão no The Allman Brothers. Esta banda em particular fornece muito aprendizado sobre guitarra Slide. Em primeiro lugar , gosto demais de Duane Allman. Ele foi o principal responsável pelo Slide moderno. Tocava muito. E influenciou muita gente. Além dele gosto muito do Dickey Betts o xerife do Allman. Depois tem dois grandes guitarristas mais modernos, e também do Allman Brothers que eu adoro. Warren Haynes e Derek Trucks. Os dois são fantásticos.

Acho Ry Cooder um monstro no slide também. Gosto muito de um virtuose do Slide chamado Sonny Landreth. Ele tem muita técnica e toca muito bem vários estilos no slide. Além destes, não posso deixar de comentar o velho Johnny Winter. Este é uma lenda viva. Isso sem falar de Peter Green e Mick Taylor que são dois outros guitarristas que eu gosto demais. Tem muitos outros, mas estes são os principais guitarristas que tocam slide que eu curto. Isso sem a gente entrar na onda acústica."

TB: Escutei algumas gravações suas, e o som do slide é vintage, o que você usa para seu slide soar com esse timbre maravilhoso?

CC: "Puxa Roberto que legal que você gostou e obrigado pelo comentário.

Na verdade o meu timbre é resultado de uma série de fatores. O primeiro fator esta relacionado ao que você tem escutado que por sua vez acaba sempre por te influenciar.
Confesso que eu tenho escutado muita velharia e mesmos os caras modernos que eu escuto tem a influência dos antigos deuses do Slide. Isso realmente acaba por ser a nossa grande escola. Além disso, minhas guitarras e amplificadores são dessa linhagem mais antiga. Encontrei um timbre com slide maravilhoso utilizando uma guitarra Telecaster plugada num Pignose Legendary 7-100. Isso realmente soa Crossroads total. Não é apropriado para shows pois é um amplificador de 5 wats, mas para gravações fica maravilhoso. Também utilizo Slides da Dunlop. Um de vidro e o outro de cobre e côncavo. Os dois são relativamente pesados. Não gosto de Slides que não tem peso. Estou falando de peso físico mesmo. Minha mão é um tanto quanto pesada. Além disso, minhas guitarras são todas reguladas para trabalharem com a ação altas das cordas.
Outro fator e que eu não uso palhetas. E tocar apenas com os dedos já causa um timbre e uma pegada diferenciada. Também utilizo encordoamentos pesados . Algumas guitarras estão encordoadas com 0.11 e outras com 0.12. Acredito que o conjunto de todos estes fatores, são a causa do meu timbre."

TB: Assim como a gaita, o slide não pode faltar na formação de uma boa Banda de Blues. O que quero saber é se na Hurricane você utiliza slide?

CC: "Bem estou começando a colocar o Slide na banda. Como a Hurricane é uma banda com apenas um guitarrista eu acabo selecionando algumas músicas especificas para usar o Slide. Tocamos Blues Before Sunrise na mesma onda da versão de Eric Clapton do disco From the Cradle. Além dela fiz uma versão para I Don't Play com Slide que é algo mais pesado. Em I Don't Play utilizo afinação Standard. Também toco com slide a música Heaven's Where You'll Dwell do Carlos de Junco. Em breve vou usar uma Lap Steel no lugar da guitarra para fazer esta música. Vai soar bem mais gordo e pesado.

Estou participando de outro projeto com outra banda onde vou usar bem mais o Slide. É uma banda nova com um tecladista e mais um guitarrista. Então vai dar pra abusar muito mais do Slide. Essa banda vai tocar muito Blues e terá bastante influência do The Allman Brothers. Mas é algo bastante recente ainda."

TB: Quem toca slide gosta de explorar as afinações abertas, mas ao vivo nem sempre fica bacana você mudar a afinação da guitarra, pois demora um pouquinho e é chato deixar o publico esperando. Você usa mais de uma guitarra em seus shows?

CC: "Roberto, normalmente eu levo 3 guitarras para os shows. Uma para tocar em afinação Standard, outra que fica afinada em Open E e uma de estepe, caso quebre uma corda ou algum problema que possa ocorrer.

Eu me identifico muito com a afinação Open E e tenho estudado bastante em cima dela. Estou começando a deixar de lado a afinação standard. E claro que sofri uma influência muito grande de Derek Trucks. Ele utiliza sua SG constantemente afinada em Open E , esteja tocando com ou sem Slide. Quero fazer a mesma coisa. Estou fazendo um trabalho de migração sobre a afinação Open E. Estou estruturando os acordes e escalas para essa afinação. Assim vou usar uma única guitarra com afinação aberta para tocar tudo. Isso tem sido um grande desafio e um grande aprendizado pra mim."

TB: Muito obrigado pela sua colaboração, e deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

CC: "Roberto sou eu quem agradece a sua hospitalidade neste maravilhoso espaço virtual. Espero que você mantenha este trabalho e ajude cada vez mais na divulgação deste fantástico estilo de tocar guitarra.

As coisas estão se expandindo e hoje em dia já é possível encontrar pessoas tocando slide com muito talento. Pessoas como o César Ramos, meu amigo virtual lá de Rondonópolis-MT. Pessoas como o Paulo Tonella, meu amigo pessoal aqui de São Paulo.

Sem contar os grandes monstros que já estão nesta área há muito tempo como o Otávio Rocha, o Marcos Ottaviano, e tantos outros talentos brasileiros.

É isso aí, a Internet e uma grande abertura para o conhecimento musical de todos nós e o seu Blog, com certeza, está se tornando uma grande fonte de conhecimento sobre a arte de se tocar Slide."


Claudião, Muito obrigado pela ajuda, muita Paz e Blues.


Veja também:
- Site Banda Hurricane
- Myspace Banda Hurricane
- Audios do Claudio com Slide (Vale a pena conferir)

2 comentários:

eagaspar disse...

Essa banda vai dar o que falar, vamos ter muitas noticias deles,os caras mandam muito
um abraço e muito sucesso(com certeza
Edu Gaspar

Crotti disse...

Grande Eduardo. Valeu pelo comentário.
Abração