quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mestres das seis cordas com Paulo Toth

A primeira musica que escutei deste grande guitarrista tocando foi a “Same Old Blues”, e logo percebi a sutileza e o feeling de suas frases.

Paulo Toth é um guitarrista que toca com a alma e que passa seus sentimentos para o som de sua guitarra.

TB: Quanto tempo faz que você da aulas de guitarra? Você é um professor que cobra muito de seus alunos?

PT: "Antes de responder, quero agradecer pela oportunidade e de parabeniza-lo pela iniciativa do blog em divulgar o blues nacional.

Comecei na música aos 12 anos tocando contrabaixo numa bandinha de garagem, aos 13 já tocava profissionalmente em um grupo de musica nacional animando festas e bailes. Aos 16 passei para a guitarra e após estudar por 2 anos em conservatório comecei a lecionar para financiar meus estudos . Então leciono à 29 anos guitarra e contrabaixo. Nesse interim trabalhei em outras atividades, fui bancario, mecanico , etc... mas nunca parei de lecionar, em 87 fundei em conjunto com minha esposa, que é pianista, a Blue Note Ensino Musical, escola de musica em São Bernardo do Campo , São Paulo.

Quanto ao preço, cobro R$ 100,00 mes por uma aula semanal individual, o que é uma media de mercado."

TB: Existem pessoas querendo aprender tocar Blues? Qual a faixa etária desses novos guitarristas?

PT: "Infelizmente são poucas as pessoas que procuram a escola especificamente para tocar blues, o blues costuma estar entre suas preferencias, mas não pela definição do estilo mas sim pelos artistas ou seja, gostam de Clapton , Hendrix, entre outros mas não os classificam como blues.

Aqueles que vem procurando aprender blues estão acima dos 28 anos."

TB: Estamos passando por uma nova onda de guitarristas, derivados dos jogos de vídeo game, como o Guitar Hero. Você acredita que esses jogos podem trazer mais jovens para o Rock e o Blues?

PT: "Sim, tenho visto muitos alunos bem jovens procurando a escola por causa do guitar hero. Não conheço o jogo com profundidade, mas acho interessante ver alunos bem jovens querendo tocar Mississipi Queen do Mountain , Sunshine of your Love do Cream, coisas que estão completamente fora do universo deles. "

TB: Como você vê o cenário do Blues no Brasil?

PT: "Como todo estilo musical fora da midia, o blues é pouco divulgado, o que torna o seu mercado restrito à um público especifico. Mas com o advento da internet e graças a pessoas abnegadas como voce que montam blogs, radios, etc.. via rede, o blues tem sido mais divulgado em nosso país. Vejo muitas novas bandas surgindo e as casas e bares estão mais receptivos ao estilo, pois sou do tempo que a única coisa de blues nacional que tinhamos era o Celso Blues Boy."

TB: Quais as dicas para ser um guitarrista de blues?

PT: "Antes de ser um guitarrista de blues , voce deve ser guitarrista. Infelizmente nunca seremos Bluesman, pois para isso teriamos que ter vivido naquele tempo passado pelas mesmas coisas etc.... Ser um bluesman antes de tudo é vivencia e isso nos não temos. Mas podemos tocar blues e para isso é necessario estudo, se até para sermos garis temos que ter 2º grau completo!!!! Pena que na politica não seja assim..... mas voltando ao assunto, primeiro estude, depois aprenda com que entende, OUÇA os CLASSICOS, B.Bking, Albert King, Muddy Waters, Elmore James, Lightning Hopkins e muitos outros que fizeram a história do blues, somente esses caras podem ensinar alguem como tocar blues. Não se deixe influenciar por malabarismos musicais, seja simples, seja honesto consigo mesmo e toque com o coração , isso é Blues."


TB: Toth, muito obrigado pela sua participação aqui no Blog. Deixo aqui este espaço para seu comentário final

PT: "Quero parabeniza-lo por seu trabalho à frente do blog, divulgando o trabalho de bandas e musicos de blues, agradecer por essa oportunidade, e colocar a mim e a meu grupo "The Lady Blues Band" a sua inteira disposição .


Abraços."




Veja e escute:
-
Vídeos
- MySpace

4 comentários:

leo Andrade disse...

Primeira mente Parabéns pelo blog! iniciativa nota 10!
O Toth Jr. é o Cara! um verdadeiro mestre das 6 cordas!como professor é impar! sabe passar o conhecimento com clareza e objetividade! e como musico baita felling. em fim não a muito oq falar....
parabéns ao blog pela iniciativa e conteúdo e parabéns para o Paulo pelo reconhecimento de anos de trabalho!

Anônimo disse...

Fui assistir algumas vezes o Paulo ao vivo com sua banda e sempre transpareceram diferentes sentimentos a cada nota que era emitida de sua guitarra.
Fora que como ser humano, alem de ser uma pessoa séria e honesta, que por si só já definiriam qualquer pessoa como uma pessoa "do bem", o Paulo é sarrista e alegre.
Sempre damos boas risadas com ele.

Anônimo disse...

Na verdade eu sou um pouco suspeita pra falar do Paulo pq eu participo tb do The Lady Blues Band, antigo Pandha Rock & Blues, como cantora.
O legal do Paulo é a sensibilidade blues q é natural do próprio tocar do cara. Ele é um músico que de fato se apropria do blues de uma forma mto fiel e espontânea e acaba contagiando o resto das pessoas q dividem o palco com ele.

Sempre foi e sempre será uma honra trabalhar ao lado desse cara!!

Valeu Paulo!

Anônimo disse...

A começar q pelo batera meu migo..q gosto muito... Ari..
sempre educado...
o mister Guita..feeling total..
delicia de ouvir..

Brisa...