quinta-feira, 27 de março de 2008

Mestres das seis cordas com Maurício Codfish Fernandes

Tenho o prazer de publicar este artigo com um dos mestres do Blues carioca, uma pessoa que faz muito pelo Blues nacional, não só nos palcos mas também fora deles.

Um guitarrista incrível e apaixonado pelo blues, Maurício Codfish Fernandes é sem duvida um dos caras mais preocupados com a evolução do estilo no Brasil.

TB: Sei que você chegou a tocar Punk Rock e hoje é um guitarrista fantástico de Blues. Qual sua trajetória pela música? O que te fez tocar Blues?

MF:
"Então, na verdade, só pensei em tocar um instrumento quando ouvi a banda Black Sabbath, fiquei alucinado e queria de qualquer jeito aprender a tocar guitarra ou baixo!

Em menos de 6 meses após este 1ª passo, eu já estava tocando baixo na Banda Vital Mania, fazendo covers de Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Ultraje a Rigor entre outros. No ano seguinte eu já estava tocando guitarra na banda Punk BDR - Banco Dos Réus, quando certa vez ouvi na saudosa Rádio Fluminense (do RJ) os riffs bluseiros do guitarrista Celso Blues Boy, daí pra frente resolvi buscar este rítmo e conheci o Guitarrista Big Gilson, que na época tocava no Big Allanbik.

O Big Gilson, além de me ensinar grandes lances de blues na guitarra, tambem foi me apresentando o blues, emprestando CD's e Vídeos de Buddy Guy, Johnny Winter, Eric Clapton, Savoy Brown, Stevie Ray Vaughan, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd e muito mais.

Ficávamos horas conversando sobre blues, e até hoje, sempre quando nos encontramos pessoalmente ou por MSN, conversamos bastante, então, posso dizer que ele é o culpado rsss!"

TB: Além de tocar você está trabalhando em um projeto muito bacana, a Rádio Blues na Veia. Como surgiu essa idéia?

MF: "Sempre estou com idéias sobre música, pois, sem dúvida, esta é uma das minhas maiores paixões, e depois que o Blues entrou na minha veia, passei a me interar mais sobre o assunto e buscar formas de divulgar bastante sobre o estilo.

Em Junho/2007, tive a oportunidade de fazer uma viagem aos EUA e aproveitei para trilhar o blues e ver mais de perto. Estive em Chicago, Memphis, St Louis, Yazoo City, e no berço do Delta, Clarksdale. Em Memphis ví o blues pegar fogo, vários bares na Beale Street com shows da pesada, inclusive o show do Guitarrista Preston Shannon no B.B.King's. Em Chicago acompanhei os 4 dias de festival e tive o prazer de assistir os shows das lendas do blues James Cotton e Koko Taylor.

Enfim, após isso tudo, quando retornei, tinha que fazer algo pelo blues, alguma contribuição, pois além de ficar mais apaixonado pelo estilo, fiquei com a certeza que aqui no Brasil deveríamos conhecer muito mais das bandas blueseiras e principalmente divulgar as bandas de blues Brasileiras, pois com certeza, tambem sabemos fazer blues muito bem!Como eu já tive um programa de rádio (dial FM) com o mesmo nome, resolvi criar um site onde as pessoas de qualquer lugar do mundo pudessem ouvir e apreciar mais o blues, e aí está http://www.bluesnaveia.com/."

TB: Sei que você aproveita este espaço para divulgar as bandas e artistas nacionais. Como você escolhe esse pessoal? Como as pessoas podem mandar material para você?

MF: "Desde 2001 estive no cenário blues com a minha banda Garganta Seca e conheço 'na pele' as dificuldades que temos para conquistar um espaço para tocar e ter algum veículo para divulgar nossas músicas. Durante este tempo, cruzamos pela estrada da música com vários amigos de outras bandas, portanto, estou sempre ouvindo o trabalho dos amigos, que me enviam CDs ou Compro quando encontro algum lugar que venda CDs de bandas que não estão na mídia.

Não recebo e nem pretendo receber nada em troca para tocar as músicas no programa, tudo que toco por lá, são por gosto, por prazer em ajudar a divulgar o blues.

Não há um critério específico na escolha das músicas, apenas vou ouvindo e selecionando aquelas que acho interessante o público conhecer!

O programa Blues na Veia, foi criado para divulgar qualquer banda que tenha um trabalho blues. Dentro da programação, temos 2 momentos, o momento Banca do Blues, onde são sugeridas 3 músicas pelos amigos Paulão e Denise, proprietários da Banca, que também através da paixão pelo blues, divulgam por puro prazer o estilo, colocando bandas para tocar, além de sempre rolar um Jam Session todos os sábados. Quem quiser saber mais sobre o projeto é só entrar no site http://www.bancadoblues.com/, e o outro momento é o Blues em Casa, em que a banda ou artista, mesmo que não tenha um CD profissionalmente produzido, tem o espaço para divulgar seu trabalho, mesmo sendo gravações caseiras.

Quem quiser participar, basta enviar material para radiobluesnaveia@hotmail.com ou quem preferir enviar o CD, basta solicitar o meu endereço por e-mail."

TB: Fora à rádio na web, quais são seus outros projetos?

MF: "Por muito tempo estou na estrada com a banda Garganta Seca e conquistamos algumas coisas que consideramos importantes: ter vendido quase 4.000 CDs somente em nossos shows, ter tocado em diversas casas de shows importante pelo Rio de Janeiro e outras cidades, ter feito dezenas de festas para empresas (TVA, Ernest Young, Microsoft, HSBC entre outros) e ter participado no dia 18/06/2008 no Programa do Jô (para assistir no youtube, basta pesquisar por 'Garganta Seca no Jô').

Hoje, faz parte de meus projetos, reformular o repertório do Garganta Seca, dando um novo formato para o cenário atual.

Também como projeto principal, hoje sou guitarrista da banda BANDANNA BLUES, onde divido o palco com ANNA CARLA (vocal), GUILHERME HULLY GULLY (guitarra), MARCOS PLOC (baixo) e FELIPE MENDES (bateria), e no final de 2007 lançamos o nosso 1º EP (quem quiser ouvir bastar ir em http://www.bandannablues.palcomp3.com.br/ ou http://www.myspace.com/BandannaBluesBand ). Estamos neste momento em fase de adaptação de repertório e já já estaremos pela estrada!!!

Ahhh... no dia 02/02/2008 tivemos (eu e Anna Carla) a honra e prazer de dar uma canja no Mr. Blues - SP com a banda Black Coffee Band."

TB: Maurício, é muito bom ter você por aqui. Agora deixo este espaço para seus comentários finais.

MF: "Acho importante dizer, que precisamos cada vez mais darmos as mãos para que o blues creça, não podemos de forma alguma individualizar, se separar do rebanho achando que é profissional suficiente para seguir sozinho. Necessitamos sim, de todos os apoios, de todos os projetos como a 'Banca do Blues', o 'blog do Terremoto', a 'Rádio Rock Flu' , o 'programa Blues com Z' , a 'Rádio Blues na Veia' e todos os outros que aparecer para contribuir. Infelizmente, ainda há pessoas que 'jogam contra' tudo isso, o que é lamentável.

Certa vez, assisti a uma entrevista do 'Ozzy Osbourne' onde ele disse uma coisa que vou usar para encerrar aqui.

Perguntaram ao Ozzy - 'que conselhos você daria para as bandas que estão começando agora?'
e ele respondeu: 'a música, ou qualquer meio artístico e em qualquer nível, é uma longa escadaria, e quando voce estiver subindo, no meio dela encontrará 'alguém', nunca despreze-o, cumprimente-o, abrace-o, pois quando você estiver descendo o encontrará novamente'.

Pra quem sabe ler.... foi dado o recado!

Gostaria de agradecer muito esta oportunidade, este espaço cedido e parabeniza-lo por este projeto que, com certeza, é muito, mas muito importante mesmo pra todos nós músicos e amantes da música, do blues!"




(Garganta Seca - no programa do JÔ)

2 comentários:

karina disse...

Você sempre impecável...
Bjo

Heber Araujo disse...

Mauricio e o cara...
Sou Fã