quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Gaita não é Brinquedo com Val Tomato

Uma pessoa simples, prestativa e um gaitista maravilhoso, este é o resumo que posso fazer deste mestre da harmônica, Val Tomato.

Com a elegância dos gaitistas americanos e frases modernas, Val tomato lança seu CD Val Tomato Live, e é claro, veio aqui contar um pouco desse trabalho.

TB: Como e onde foi gravado seu CD Live?

VT: "Foi gravado no Ton-Ton jazz e music club, cada instrumento em sua linha mas o que era previsto que teria uns vazamentos o que é normal, mas foi usado mics de estúdio pra voz,captação da gaita, batera, sax e guitar. No caso da gaita utilizei meu próprio equipamento."

TB: Quem são os músicos que estão com você na Gravação?

VT: "São Fábio Brum na guitarra, Fábio Pagotto no baixo, Fernando Rapolli bateria e a participação ilustre do Manito no sax!"

TB: Este é seu segundo trabalho, qual a diferença do 1º CD para o 2º?

VT: "Na verdade este é o meu 3º cd lançado, solo foram 2, bem a diferença é enorme, é muito diferente. O 1º cd foi o Blues Harmonica que gravei sem pretensão de lança-lo no mercado, gravei com uma galera que não era do blues, fiz mais para vender aos alunos e amigos....nessa época me dedicava mais a escola que eu tinha na teodoro sampaio, não ligava muuito pra shows.

Fiz uma capa bem fraquinha(caseira) e tal, mas o pessoal gostou bastante e me cobravam quando que eu ia fazer um show, nesse meio tempo fiz um anúncio na revista Blues´n jazz e o cd foi uma parte do pagamento, o Helton vendeu o cd e o pessoal curtiu, inclusive porque era um cd com blues,jazz e bossa, aí ele me perguntou porque eu não lançava todo certinho, foi assim que rolou....mandamos pra sonopress e saimos vendendo e fazendo shows!!

Este trabalho me abriu grandes portas, fiz vários festivais, festivais dentro de sescs, workshop e aulas por diversar cidades, inclusive atualmente, ministro aulas em São Paulo e Ribeirão Preto. O 2º é outra parada eh,eh,eh, já estava tocando com o Fábio Pagotto que é um grande baixista..... pra mim um dos melhores! Depois entrou o Fábio Brum que é um animal na guitar, o batera foi o Pagotto que me apresentou, bem o Manito eu já estava tocando sempre com ele. Preparei o repertório com minhas composições, escolhi as covers, ai que decidi regravar a "The Blues overtook me" do Charlie Musselwhite, na verdade eu já estava tocando com uma galera do blues, que conhecia e mandam muuito.....cara eh,eh, ai ficou fácil gravar, a energia,feeling é tudo diferente...ao vivo é outra coisa acho que vou querer gravar assim pro resto da vida."

TB: Você também tem um método de Gaita. Além desse material para estudos, você ministra aulas particulares?

VT: "Tenho sim...este método foi lançado na época que era tudo em fita cassete, lancei em cd com faixas separadas e dando a oportunidade do aluno usar o "REPEAT" quantas vezes forem necessárias. Hoje ministro aulas na R: Teodoro Sampaio, 282 fica ao lado do mêtro Clínicas e na Oficina de Música Ronaldo Novaes em Ribeirão Preto."





TB: O que você diria para os novos gaitistas ou para aqueles que querem iniciar na gaita?

VT: "Bem aos iniciantes que comprem o "Método de gaita Val Tomato" eh,eh,eh,eh, brincadeira eh,eh,eh, estudem,estudem e tenham paciência, não se aprende a tocar da noite para o dia,e tentem ter um auxilio de um professor, ajudaria muito nas dúvidas, a gaita é um instrumento de muita sensibilidade, parece fácil mas não é.

Aos novos gaitistas que escutem os grandes mestres Little Walter, Sonny Terry, Sonny Boy Willianson I e II, Junior Wells, Charlie Musselwhite,James Cotton, Carey Bell, Big Walter Horton.....eles são a água cristalina. Quando tocarem....sintam o que a música esta pedindo e deêm a ela....no blues o simples é tudo."

TB: Val, muito obrigado pela sua ajuda. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

VT: "Cara eu que agradeço meu amigo e o blues também!! valeu pelo espaço > e aparece pra tomarmos umas e fazer um som!!! Valeu a todos os amantes do blues e da gaita, deixo meu contatos pra shows, em meu site esta uma música disponível do meu novo cd, Val Tomato Live."





Veja mais:
- site

2 comentários:

Eu disse...

Passei pra dizer q seu blog ta lindo, e q a materia super interessante, e q apesar de não tocar gaita sou apreciadora, não poderia deixar de comentar.
A gaita tem um poder,
Q eleva a alma pelo menos me leva além, eu sou viajada, vou mesmo..
Beijos e parabens,

eagaspar disse...

Val é um cara sempore de bem com a vida, humilde, gente da melhor qualidade, e um gaitista expecional