quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Vozes do Blues Hilmara Fernandes

Para mostrar que Minas é repleto de músicos extraordinários de Blues, trago uma convidada de BH, a cantora Hilmara Fernandes.

Dona de uma voz poderosa, Hilmara é mais uma bluseira que faz de tudo para que o blues de Minas e do Brasil cresça cada vez mais e por isso a convidei para o blog Uai.

TB: Você tem formação erudita e foi cair nos braços do Blues. Como isso aconteceu?

HF: "O Blues aconteceu de uma forma muito espontânea, principalmente pela minha identificação com a voz das grandes Divas. Quando fui apresentada a aquilo tudo..vi que era exatamente isso que eu queria fazer! Agraciada pelo conhecimento de Historia antiga, me encantei pela 'definição' de música: É a "Arte das musas!" e eu queria ser uma delas..rsss.

Por mais absurdo que possa parecer, o blues e a musica erudita tem algumas caracteristicas idênticas: não dá pra interpretar sem sentimento, sem sentir na pela cada palavra da canção!"

TB: Hoje você está com a banda Loretta Funkesntein, como é o trabalho de composição da Banda? Você também escreve?

HF: "O trabalho de composição do Loretta é inteiramente creditado ao guitarrista Schellão (Marcelo Silveira Neto), que além de ser um dos melhores guitarrista de blues que tive prazer de trabalhar, é um excelente compositor e arranjador. Participo com opiniões, alguns arranjos de voz..mas as musica nasceram da incrivel alma musical desse cara! Sou muito grata a ele por tudo que passamos juntos pelos palcos da vida durante 13 anos!"

TB: No Blues, Jazz e no Soul, as vozes femininas sempre são marcantes. Quais são suas principais referências?

HF: "Minhas referências não estão totalmente ligadas a blues , jazz e soul. Absorvo tudo que me apareçe como fonte de criação e interpretação. Ouço muito Mothers Finest, Koko taylor, Us3, rithim'nblues, musicas do kazaquistão e toda e qualquer possivel fonte de "alimentação". Passeio por sons como Diamanda Galás a Katie Webster, com pitadas de Jessie Mae Hemphil. Por aí você vê: não há como citar uma ou outra. Tudo me interessa!"

TB: Quais são os cuidados que você tem com sua voz?

HF: "Sinceramente? Já fui mais fresca...hoje apenas exercícios diarios de vocalizes, potencia.etc. Antes do show aqueço a voz durante meia hora mais ou menos...com exercicios respiratorios e de relaxamento das pregas vocais e bebo muita.. muita... agua antes, durante e depois do show."


TB: Você acredita no Blues nacional?

HF: "Tanto acredito como invisto nesse trabalho. A riqueza de informações culturais de um pais de proporçoes continentais traz experiencias sonoras muito possiveis para o blues nacional, dando caracteristicas proprias ao que produzimos! Sul, nordeste, sudeste, norte...é muito interessante buscar fontes inusitadas para a produção e criação!

O mercado é sim, segmentado, mas tem admiradores fiéis, fazendo que com a cada dia mais bandas surjam com trabalho bacana e as que ja existem, refinem a sonoridade! Apoio 100%.

Temos muitos representantes fortes no Brasil. MInas tem trabalhando muito na divulgação com gente muito boa, como o Hot Spot, Legado Blues, Leandro Ferrari o proprio Loretta com sua influências e trabalhos especificamente voltados para o blues..se eu for citar um por um...não termino esse texto hoje..rssss"

TB: Hilmara, muito obrigado por sua enorme contribuição. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

HF: "Agradeço a oportunidade de poder falar um pouco do meu trabalho e acrescento mais: Que toda a comunidade blues façar parcerias, jams, troca, gigs..tudo que der..produzam juntos..criem juntos...lada o lado! Juntos somos fortes pra sempre!!! Todo mundo está fazendo isso por amor. Difilculdades existem sim, mas a perseverança e dedicação superam tudo.
"Praise is cheap, use it." "




Escute e veja mais:


3 comentários:

Anônimo disse...

bela voz, é isso que nosso blues esta precisando, mulheres com ésse timbre parabens, e que tenha muito sucesso, pois nosso blues esta precisando de uma repaginada, e viva as mulheres.

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer a Hilmara e sua potente voz há pouco tempo atrás, num show que fizemos juntas em Campinas... posso dizer que a afinidade que tivemos em cima do palco foi algo indescritível. Fiquei muito a vontade e feliz por dividir o palco com uma voz tão talentosa e uma mulher de presença tão forte.

O mais legal é a cooperação, a junção das vozes. A Hilmara deu uma lição de cooperação e união, e juntas mostramos à todos que competição e desunião não nos leva a lugar algum, só ao enfraquecimento do cenário e das bandas em si. União e Música, isso sim é uma combinação perfeita.

Hilmara... parabéns novamente e espero imensamente que façamos outras 'bagunças' maravilhosas como aquela que fizemos em Campinas. Parabéns.

Um beijo

Isabel
BlackCoffeeBand.com.br

Anônimo disse...

Essa menina é simplismente fera, adorei conhece-la , tocar com ela, tomar ceveja com ela, o blues precisa de gente assim no BRasil, mulheres cantoras maravilhosas e cheia de simpatia e simplicadade.
Hilmara Paz.
oswaldo
Black Coffee