segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Trabalhando pelo Blues com Edu Gaspar

Edu Gaspar é um profissional de alto nível, com um conhecimento gigantesco do assunto e que produz materiais maravilhosos.

Acredito que ele tenha um acervo de vídeos, muito importante para a divulgação e “preservação” do nosso Blues.

Além de tudo isso, ele é uma das pessoas que mais conhece o Blues nacional.


TB: Há quanto tempo você trabalha filmando os Shows de Blues?

EG: "Bom, eu comecei a fazer transformação de VHS pra dvd, pois tinha muito musico perdendo seu acervo, pra filmagem foi um pulo, pois sou fotografo, fica mais fácil, eu filmo há 1 ano e meio."


TB: Quanto tempo você gasta na filmagem de um Show? E quais são as etapas?

EG: "Bom a filmagem começa, já na passagem de som, pois tenho q conversar com todos os envolvidos, som iluminação e músicos, pois muitas vezes os músicos não escutam os técnicos, e eu tenho q acender uma vela pro santo e outra pro capeta, pra ter meus objetivos alcançados, normalmente num show de 1:30 gasto 6 horas de preparação.

E ai, a banda tem q fazer sua parte, ter tesão em tocar, pois também dependo deles, onde vem minha inspiração, pois quando estão apáticos no palco, transferem pra mim também.

1- iluminação
2- som
3-captura
4- escolha das cenas
5-tratamento do som e imagem se necessário"


TB: Quais são os fatores que você leva em consideração, para ter um bom resultado final?

EG: "Para mim o mais importante, é a banda, meus melhores vídeos foram quando as bandas estavam no pique de tocar, e a gente percebe isso."


TB: Hoje muitas Bandas querem ter seu material registrado em DVD. Quais as dicas que você daria para eles?

EG: "Pra ter um bom material, tem q se preparar antes, fazer alguns ensaios, para que na hora do show, tenha o mínimo de erro, quando se erra uma vez quando se esta filmando, eles ficam mais nervosos, nesse momento eles tem que relaxar e fazer o que mais sabem fazer.


Procurem profissionais envolvidos com seus projetos pra poder tirar maior proveito do seu vídeo, gente que esta a fim de trabalhar sério e não tirar dinheiro das bandas, tem que ter comprometimento com o projeto, pra poder promover a banda."


TB: Gaspar, você é sempre bem vindo no Blog, e agradeço mais esta colaboração que você está dando. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

EG: "Bom Roberto, agradeço a oportunidade de estar mais uma vez aqui, e falar da minha primeira grande paixão que é a arte de fotografar, que na realidade filme começa na fotografia, cada segundo filmado são 29 fotos batidas.

Quando resolvi começar a filmar, foi mais por causa de divulgação, quase não se tinha vídeos de blues no mercado, como divulgar se não tem material? Foi onde decidi a começar a filmar, e acho que deu pra dar um novo gás no blues, sei que posso fazer muito mais pelo blues, muitas bandas hoje tem material pra mostrar, e faço tudo isso com muito amor e dedicação ao blues, antes não iamos em shows de quem não conhecíamos, hoje é só entrar no you tube pra ver como as bandas se comportam, e isso é muito bom, estamos popularizando os vídeos.

Mais um vez agradeço o convite, um grande abraço."

Quer ver bons vídeos Clique aqui.
Site do Gaspar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Este nosso irmão o Gaspar , é uma das pessoas mais dedicadas que ja pude conhecer no blues, suas filamgens sao feitas por amor mesmo , ele tem prazer de registrar tudo com muita qualidade .
A Black Coffee tem cenas maravilhosas que devemos a ele na verdade, acredito que filmagens de bandas blues se nao forem feitas por ele parece q nao fica legal.
Sem contar com a costela de porco que ele sabe fazer com farofa nosssssssa.
Edu vc é nosso irmao e companheiro copmo costumo dizer sem vc nao teria graça.
Oswaldo Black Coffee

Anônimo disse...

Eduuuu... parabéns pelo trabalho e amor dedicados ao Blues... a Black Coffee hoje é mais completa, depois que você registrou nosso show mais especial... e fez isso com uma dedicação e carinho invejáveis...

Fique com Deus e muito boas filmagens pela vida à frente.

Robertão parabéns novamente.

Um beijo à todos

Bel
Black Coffee

Anônimo disse...

O Edu, como disse o cachorrão, é um cara super dedicado e profissional, se o lance não ta legal ele fala mesmo, tudo em prol de seu profissionalismo e realmente suas gravações são as de mais qualidade no blues brasileiro e vem melhorando mais a cada dia.

Anônimo disse...

Nossa eu fico emocionado, obrigado Oswaldo, Bel Hohmer, apesar que vcs sõ suspeitos, são mais que amigos, são Irmãos, mas tive o previlégio de trabalhar com todos, o maior prazer foi meu.
E mais uma vez Roberto, sem palavras
Obrigado

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer o Edu no Mr Blues no aniversário do Almo, quando na oportunidade ele fez as gravações em vídeo das bandas que participaram do evento...Alí, eu percebi o quanto ele era bom, pois tirou leite de pedra naquele dia...ahahahahahaha
De lá prá cá os laços foram se estreitando...churrascos, eventos beneficentes e pingaiadas se passaram...hj somos irmãos!!!
Cuca...vc é o caraaaaaaaaaa!!!
Beijo do brother!!

Alê - Electric Muddy Blues Band

Unknown disse...

Um profissional extremamente criterioso ! Essa uma das características do Edu. Quem ainda não conhece pode encontrar seus trabalhos tbm no You Tube e constatar o que todos já disseram por aqui.
Edu, vc está registrando grandes momentos do Blues. E não basta registrar tem q ser com a qualidade q vc está conseguindo!
Parabéns

Abraços

Marcus Mikhail
www.bluesmasters.blogspot.com

Anônimo disse...

ainda estou gatinhando, tenho que melhorar muuuuuuuuito, mas estou dando um passo de cada vez, o que vcs escrevem aqui me da mais gas pra continuar, e alem do mais, eu trato todo o maerial como acervo mesmo, todas as fitas originais ficam arquivadas, eu não regravo nada, um dia esse material vem a tona, tem pessoas que me falam puta grana q vc gasta, concordo, mas isso é memoria, pode ser que eu não use mais(eu) mas quem sabe nossos filhos daqui uns 20 anos
Obrigado Marcus e Ale pelo incentivo
um abraço

eagaspar disse...

obrigado Roberto por mais essa oportunidade.
um grande abraço

Marceleza Bottleneck disse...

Tive o prazer de conheçer o Edu no projeto "Blues pela Vida", infelismente não deu pra conversar muito pois ele estava na labuta rsrsrs. Parabéns ao Edu, que é mais um brother do Blues e parabéns mais uma véz ao Mr. Terremoto pelas ótimas matérias aqui publicadas.

Feliz Natal a todos e um òtimo Ano Novo repleto de vários projetos e acima de tudo, muito BLUES.

Marceleza