terça-feira, 29 de setembro de 2009

Luthieria com Mr Dark Blue Eyes

Mr. Dark Blue Eyes é um pesquisador e um grande amante do Blues, sua paixão o levou a construir réplicas de instrumentos musicais, totalmente rústicos e com materiais reciclados.

TB: Como surgiu a idéia de construir as Cigar Box Guitars e os washboards?

DBE: "Descobri as cigar box guitars e os washboards pesquisando sobre o blues,suas origens e os primeiros instrumentos usados.Como os negros ex-escravos não tinham condições de comprar um instrumento industrializado, eles começaram a adaptar.Caixas de charutos que viravam guitarrinhas,tabua de lavar roupa que virava instrumento de percussão...Fiquei encantado com esses instrumentos,os sons que eles produzem, com a criatividade desse povo, os personagens que criaram e desenvolveram o blues....estou pesquisando,todo dia, há mais de 8 meses, e todo dia conheço um personagem,musico, diferente.(VIVA A INTERNET, O GOOGLE,WIKIPEDIA E O YOUTUBE MINHAS PRINCIPAIS FONTES DE CONSULTAS).Cada personagem,cada história de vida...E o site,criei justamente para difundir aqui no Brasil, as origens do blues e os primeiros instrumentos usados."


TB: Seus instrumentos são construídos com material Reciclado. Qual o motivo para essa escolha?

DBE: "Assim como eles usavam materiais reciclados para a confecção dos instrumentos, adotei a mesma idéia. Eles usavam porque não tinham grana,condições, e tinham q se virar com o que aparecia,eu uso por opção, por ser ecologicamente correto e esteticamente bem interessante,diferente.


O uso de materiais reciclados é parte fundamental do conceito das minhas rustic guitars.Quero manter o mesmo conceito que eles tinham, reciclar e criar com o que tiver à mão.Esse é o legal das cigar box guitars,elas não tem um padrão.Uma caixa de charuto,um cabo de vassoura,um arame e mais algumas pecinhas e os caras iam defender o leitinho das crianças, ou a agua que passarinho não bebe,rs, na esquina movimentada do pedaço...mas eu uso tarracha de guitarra importada e cordas de aço novas,as unicas "peças originais"."

TB: Em linhas gerais, como é o processo de fabricação? Quanto tempo leva para fabricar uma Cigar Box?


DBE: "Bem simples,escolho uma madeira boa,legal,para o braço,corto,passo verniz, faço os furos pras tarrachas e na outra ponta fixo uns suportes para as cordas, corto a caixa de charuto, fixo o braço, ponho a ponte e o capotraste e já é rsrsrrs,levo por volta de umas 3 horas para finalizar uma cigar box acustica,ja as eletricas levam um pouco mais de tempo."

TB: Mr DarkBlueEyes, muito obrigado por participar do Blog, deixo agora este espaço para suas considerações finais.

DBE: "Quero agradecer o espaço, o convite para a reportagem e quero deixar aqui minha sincera homenagem aos meus pais, que me iniciaram no maravilhoso mundo da música e a alguns grandes mestres do blues, na verdade, seus verdadeiros criadores: LEADBELLY, CHARLEY PATTON, SON HOUSE, WILLIE BROWN, TOMMY JOHNSON, BLIND WILLIE JOHNSON, entre outros, nomes que a grande maioria dos amantes do blues desconhece, mas sem esse figuras nem mesmo Robert Johnson teria tido o rumo que teve.

Paz, amor e muito blues...."

10 comentários:

Unknown disse...

cara q animal!!!!!!!!!
parabéns e os vídeos são ótimos!
BLUES

Unknown disse...

Interessantíssimo não so a fabricação dos instrumentos como o som obtido deles. PARABENS DBE ! Traga para rua este seu trabalho ! Beijocas CABRAL

Unknown disse...

mWNTES BRILHANTES, SÓ REALIZAM "FEITOS" BRILHANTES...QUANDO SE TEM UM BOM CORAÇÃO...!YEAR...grande iVAN...1 PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Esqueci de dizer,nunca estudei luthieria,nunca fiz cursos, comecei agora e não me considero um luthier,teria q estudar um bocado ainda,sou curioso e persistente e o q aprendi foi sozinho e pelo videos e sites na net.

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Man,

Vc está no caminho certo.... assim como o Sr. Les Paul e o Sr. Leo Fender... nenhum deles estudo luthieria.

Paz e muito Blues

Mr DBE disse...

Muito agradecido pela força e incentivo, Mr Terremoto.Longa vida ao blues.

Gabriel H Pantoja disse...

Grande Ivan, muito sucesso pra ti.

Unknown disse...

Ivan meu brother,

doido demais o som. Siga em frente e manda um CD pros irmãos !

Abs,
gomezzzzzzzzzzz

Aline Gabriela disse...

MUITO BOOM, VOU USAR O VIDEO DE VOCÊS NO MINHA FEIRA DE CIENCIAS, MEU TEMA É: RECICLAR TOCANDO! PARABÉNS!

Anônimo disse...

CARO VENDEDOR..SOU MUSICO ESTOU PRECISANDO DE UMA CBG ...POREM COM TRES CORDAS.VERIFICO NAS FOTOS A SEQUENCIA DA MONTAGEM. POR CASO VC SERIA LUTHIER. SE FOR OU SABER QUE POSSA FAZER UMA DESSA GOSTARIA QUE ME AJUDASSE, POIS PRECISO DE UMA GUITA DESSA COM AQUELE SOM VINATE DO DELTA BLUES. PENSEI AM ALGO COM CAPTAÇÃO SINGLE COIL, UM CAPTADOR PROXIMO A PONTE. TENHO UMA PRIMA QUE MORA NOS U.S.A.QUE PODE TRAZER PRA MIM DE LÁ, MAS DEPENDENDO DO VALOR QUE EU CONSEGUIR POR AQUI EU MANDO FAZER NESSAS CARACTERISTICAS.OBRIGADO


cesar.bilalis@hotmail.com