sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mestres do Slide com Don Morcego

Temos aqui um mestre carioca, que dedicou muito tempo livre para aprender a arte do slide sozinho, e que agora quer passar seus conhecimentos aos futuros slideiros, sem se preocupar com um retorno financeiro imediato.

Don Morcego é um conhecedor na arte do slide, seu som é nervoso assim como o som do slide deve ser. Pela sua atitude e por sua competência na arte da música, convidei este mestre para um bate papo.

TB: Como você aprendeu a tocar Slide? Quais foram as suas maiores dificuldades?

DM: "Depois que assisti A ENCRUSILHADA(crossroads) eu me apaixonei pela idéia extremamente "subversiva" de usar minha guitarra com um gargalo de goro! Eu que achava divertido passar correndo por sobre os trastes, queria agora passar voando sobre eles, mas não é tão simples assim... a começar que não existem muitas marcas que fabriquem slides (só conheço uma no Brasil). Os slides que se compra em lojas de musica achei horríveis, ou são muito leves, ou quebram a toa e cortar os gargalos é uma guerra muito antiga que só venci muito recentemente graças ao advento de minhas ferramentas de ourives joalheiro(minha outra profissão) ou seja o próprio slide é o primeiro problema, depois falta de informação. Aqui no Brasil , quem sabe não ensina, o que acho uma auto preservação covarde, típica de artistas inseguros de sua arte! Se o AYRTON SENNA te desse um carro de formula 1, você não tiraria o emprego dele nem eu, mas é muito triste imaginar que existem pilotos em potencial, que nunca vão chegar perto de um F1, por isso criei esses vídeos no youtube."

TB: Como surgiu a idéia de disponibilizar vídeos aulas de graça no youtube?

DM: "A idéia surgiu, como disse acima porque eu tive muita dificuldade de achar informação descente sobre o assunto, quando comecei e isso me atrasou durante ANOS!

Acho hoje, que se alguém tivesse feito isso antes ,eu estaria seguramente uns bons 5 ou 6 anos à frente da minha técnica atual, o outro motivo é q aqui no RJ, o povo ligado a artes ,de modo geral está espalhado e com os vídeos, aumento muito a divulgação das minhas aulas particulares também e sempre pode pintar um convite para gravações, ou para acompanhar alguém, ou mesmo novos amigos!

Com freqüência as pessoas me procuram agradecidas, como se eu estivesse ensinando a "voar" ou ficar "invisível"(rsrsrs), mas te asseguro que me doando esse pouquinho, quem mais lucra sou eu mesmo! Em contatos ,novos amigos novos alunos e sobremaneira em ter certeza pelo que as pessoas me dizem, QUE ESTOU TIRANDO GENTE LEGAL DA ESCURIDAO!"

TB: Na sua primeira vídeo aula de slide, você mostra uma invenção curiosa e relativamente fácil de se usar. Como e quem criou o mecanismo de prender a uma argola uma palheta? Você usa sempre esse recurso?

DM: "Esse lance da palheta foi o seguinte: eu também sou violonista , estudo (por conta própria) clássico e flamenca. Me aporrinhava de mais, dedilhar de palheta ou pola na boca para dedilhar minha guitarra elétrica a palheta voltava babada e tal... Ai eu tive essa idéia, mas usava muito pouco, mesmo assim técnicas de violão nylon não rolavam tão bem no aço.

Quando comecei a explorar o slide deu um estalo, embora eu use o BLUES COMO DIDATICA MAIS ADEQUADA, toco com freqüência meu slide no HEAVY METAL, MUSICA ORIENTAL E QUALQUER DOIDEIRA QUE ME DER VONTADE!

Ai a palheta prisioneira, (eu chamo assim...) foi essencial! Seria impossível fazer diferente. Minha "promiscuidade" musical ficaria frustrada!!! Como cada um tem uma mão diferente, cada um definirá o tamanho de sua corrente. Também é muito difícil de comercializar. Quem quer q esteja lendo isso, tem ao menos uma palheta e um chaveiro em casa, ai eu patenteei, mas só para constar. Qualquer um pode fazer isso em casa."

TB: Além de professor no youtube nas horas vagas, quais são seus projetos?

DM: "Estou desenvolvendo um slide que não subtraia nenhum dedo. Já pensou q barato você poder tocar bossa nova, com aqueles acordes cheios de informação e ainda solar de slide? Seria bem legal não? Alem desse projeto pretendo montar uma estrutura mínima que me permita comercializar slides de bronze, inox(meus preferidos) ou de gargalo, em nível semi-industrial e com a espessura adequada ao dedo do usuário, como faço c/ joalheria!!! tenho uma banda de rock,blues e heavy chamada " MATILHA " existe um orkut da banda com links das musicas para ouvir.

Alem disso acompanho minha esposa a bailarina RHADA NASHPTZ com um projeto de tribal fusion onde executo musicas orientais (árabe,índia, Turquia etc...) com slide guitar, dia 16 de agosto de 2008 vamos abrir o show de TONI MUSAYECK na casa de Espanha , aqui no rio."

TB: Mestre, muito obrigado pela participação. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

DM: "Nunca desistam!

O slide pode ser muito frustrante no inicio. Agente acha que é meio tapado e que nunca vai conseguir, mas normalmente isso é fruto dos muitos, muitos e muitos “Pulos do Gato”, que você ainda não sabe.

Os mais básicos estão disponíveis no Youtube, nos meus vídeos. Quem achar que deve ou precisa, me procure que agente esvazia algumas novas garrafas de vinho que vão virar novos Slides."
Veja as 4 aulas de Slide do Don Morcego:










13 comentários:

Unknown disse...

Achei o cara muito bom e a didatica dele tambem. Até eu que nao sou guitarrista, entendi tudo que ele explicou. Parabens pela iniciativa! Parabens Dom Morcego

Perna Headbanger disse...

"Mucegão" Head Banger MC está de portas abertas pra esse cara! rsrsrs

Valew mesmo pela grande iniciativa.
Seu legado agora será eterno!

Unknown disse...

poh muito boa a entrevista, eu conheci esse cara no rokut e ja virei fa, porque eh dificil achar pessoas que realmente passem emoção com o slide, e quando a gente acha pessoas assim eh preciso dar valor, muito bom mesmo!

Marceleza Bottleneck disse...

É isso ai Don Morcego, abraços

Marceleza

helio jenné disse...

Excelente entrevista com Don Morcego, grande slide-guitarrista! Acompanho seus vídeos no Youtube e achei a sua idéia genial. Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog, que é incrível e vou lincá-lo no meu http://scubi.blogspot.com (Um Lobo Na Estrada do Rock). Um forte abraço!

Bruno Nigro disse...

Cara essa sua iniciativa e toda e qualquer iniciativa que auxilie no ensino e divulgação de técnicas para guitarristas (e instrumentistas em geral) iniciantes é muito louvável.

Parabéns, sempre!

Anônimo disse...

Don Morcego é realmente o mestre.

Anônimo disse...

É meu amigo em!rs
Fala don morcegão meus parabens voce realmente sempre foi surpriendente,continue sempre assim cara...Paz...Luz...
ass:Uga buga!rs

Unknown disse...

Don Morcego muito bom as suas aulas.
Aproveito a ocasião para perguntar como você timbra o seu ampli e quais os pedais vc utiliza para tirar o som com slide?
Eu acredito que tem algum macete também.
Grande abraço.
luizvintage@hotmail.com

Anônimo disse...

A dedicação leva a perfeição parabens ! Caco

DIÁRIO DE UM GUARDA CHUVA disse...

Bem tecnicamente não entendo muito sobre slide, mas achoo som sensacional e vindo de quem vem, vai ser a maior babação de ovooooo, sou mega fã do Don Morcego.

DIÁRIO DE UM GUARDA CHUVA disse...

Bem tecnicamente não entendo muito sobre slide, mas achoo som sensacional e vindo de quem vem, vai ser a maior babação de ovooooo, sou mega fã do Don Morcego.

volker disse...

Conheci esse gênio pessoalmente...e posso afirmar que a simplicidade dele encanta até os mais duros...nos, guitarristas da nova geração eternizaremos seu legado, mestre morcego.