sábado, 8 de março de 2008

Cozinha do Blues com Renata Iwamoto

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, trago para o blog uma jovem baixista curitibana de 16 anos.

Com um talento incrível e com uma longa estrada de blues a ser percorrida, Renata Iwamoto é sem duvida uma promessa do nosso Blues, que está no caminho certo para o sucesso.

TB: Baixistas de blues são raros no Brasil, pois a grande maioria são músicos de rock’n’roll tocando blues, mas você está crescendo musicalmente com o estilo. Como você foi para no Blues e por qual motivo você escolheu o baixo como seu instrumento?

RI: “Escolhi o baixo por ter primos que tocam, achava um instrumento diferente e fui me interessando por ele, até que comecei a fazer aula e descobri que era aquilo mesmo que queria.

Eu comecei no Blues meio “do nada”. Eu e a minha amiga e guitarrista Johaine costumávamos tocar rockabilly juntas quase toda semana, no final do dia ela sempre improvisava um Blues e eu começava ou tentava acompanhar, isso foi ficando mais freqüente e quando me dei conta já estava tocando.”

TB: Como sua família trata suas aventuras pela música? Você tem o apoio deles?

RI: “Meus pais não são muito ligados à música, por isso não me acompanham muito, mas de qualquer maneira eles me ajudaram e me ajudam bastante, desde o começo,quando eles me ouviram e me colocaram em uma aula de baixo, comprando o instrumento, e agora, me levando para ensaios, aulas, isso já é uma grande forma de incentivo da parte deles, só posso agradecê-los.”

TB: O que você espera do blues? Onde você pretende chegar?

RI:
“Eu pretendo crescer muito no Blues, espero que meu futuro na música dê certo, mas por enquanto,agora no começo, tocar tendo um reconhecimento e fazendo um som pra quem gosta já é uma grande coisa pra mim! Mas pretendo ter um grande futuro com muitas conquistas na minha vida musical.”

TB: Quem são suas maiores influências no Blues?


RI: “Como eu ainda sou nova nesse mundo, na hora de tocar, a minha principal influência ainda é o rockabilly, Stray Cats, Elvis, Chuck Berry, mas agora que eu estou estudando especificamente o Blues, estou descobrindo grandes baixistas, que irão me influenciar muito, como os do Albert Collins, Teddy Morgan, Blues Brothers, mas por enquanto estou estudando e aprendendo, para que na hora de tocar eu sinta a presença e a influência do Blues tanto nas minhas linhas de baixo como nos improvisos.”


TB: Renata, obrigado pela participação e espero que você tenha um futuro brilhante no blues. Deixo aqui um espaço para seus últimos comentários


RI: “Primeiro tenho que agradecer pelo espaço aqui no blog. Agradeço também todas as pessoas que acreditam e torcem por mim, a minha família, que sempre está me apoiando, os meus amigos, especialmente a Johaine, a guitarrista revelação do Blues brasileiro e é claro o Décio Caetano, que me incentiva muito, sempre me mostrando coisas novas, me ajudando a conhecer e crescer mais nesse meu novo rumo. É isso aí! Obrigada!”




(If you love me like you say)



Este artigo eu dedico a todas mulheres!

7 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí japa! A nova revelãção do bass blues, tenho orgulho de ter você como minha amiga e companheira de barulhos hahaha
parabéns, continue sempre em frente!

Anônimo disse...

Jaaapa!! Mais uma amiga popstar (hehe)... Viradinha bacana a do vídeo hein? Sucesso pra você!

Unknown disse...

Aeeee!
è isso ai japa!
tava mais que na hora de sair essa matéria! hehe

tudo de bom para vc Renata!!



Beijooo!

Allan disse...

Mal conheço essa japinha, porém já percebi o quanto ela é taletosa e cativante... Continue nesse caminho e com certeza colherá bons frutos, e espero tocarmos juntos qualquer hora né?!!! rsrs... Sucesso!!!

Unknown disse...

Aee Renatinha! Pra quem te viu crescer você só pode ser um orgulho pela pessoa incrível que está se tornando, um bjão!!! :)
Ah! e blues é tudo de bom né, hehe!

Claudio Ribeiro disse...

É isso aí !

As mina tão invadindo o blues, meu !

Que o sucesso venha com tudo pra vc e pra Johaine...e que juntas façam aquilo que mais gostam, tocar com paixão!

Anônimo disse...

Oi, Renata Japa Girl!
A Johaine está me apressando...
então, vai ai meus cumprimentos.
Vocês duas são tudo de bom!!!!
Beijos da Mamis