sábado, 16 de janeiro de 2010

Mestres do Slide com Ari Frello

Ari Frello é um blusman de uma qualidade impressionante. Seus slides são nervosos e precisos, sua voz é grave e poderosa e suas letras tem histórias para serem ouvidas e apreciadas.

Este é mais um talento de Santa Cataria, que está disposto a ir onde for necessário para mostrar o seu Blues.

TB: O Blues na sua vida veio depois do Gospel. Como isso aconteceu? Conte um pouco da sua trajetória musica.

AF: "Eu ouço blues dez de criança. Sempre fui apaixonado pelo estilo, pela quantidade intensa de sentimentos que se encontra nos ritmos africanos, e o blues para mim que o melhor de todos.

O Gospel na verdade só fez com que tudo fosse maximizado. A igreja que congregava quando adolescente era bastante tradicional, eles tinham por costume preservar as musicas de séculos atrás para tocar nos cultos, musicas essas que foram trazidas pelos missionários americanos. E na real, é tudo blues meu amigo, ta tudo ali é só pesquisar ou conviver com as pessoas certas como aconteceu comigo. Você pode conferir isso em filmes como Black Snake moan e O Brother, Where Art Thou.

Atualmente estou trazendo tudo isso no meu novo trabalho entitulado de Pra onde eu for, será um EP com 4 musicas. Terá muito slide, harmônica e muito sentimento."

TB: Escutei algumas de suas músicas e suas letras em português são muito boas. Qual é o seu processo de composição?

AF: "Primeiro quando de faz uma musica você precisar querer falar algo pras pessoa, uma opinião, um sentimento, uma idéia positiva. Eu sempre tenho mais de um assunto rodeando a minha mente ai é só esperar vir a melodia que no meu caro sempre é por acaso, ai é criar uma letra em cima daquilo que quero falar. Essa forma de compor eu aprendi a uns 5 anos, sou compositor dez dos 17 anos de idade, mais acho que essa é a forma que deu mais certo até hoje."

TB: O slide é muito presente em suas músicas, sua forma de tocar lembra muito os mestres do Delta. O que te fez usar o slide?

AF: "Eu decidi escolher o slide aos 18 anos por me identificar mais a forma de tocar, principalmente com afinações abertas. E ainda mais pelo lance do Delta mesmo, por ser canções de bons sentimentos e não só de lamento como muitos inicialmente pensam. E para reproduzir um Delta, tem que ser com slide."
TB: Que tipo de afinação você mais utiliza para tocar slide?

AF: "Eu uso duas afinações, uma em D. = 1 D – 2 A - 3 F# - 4 D – 5 A – 6 D, e também uma em G que é em 1 D – 2 B – 3 G – 4 D – 5 G – 6 D, como o grandioso Son House usava. Com um capo traste praticamente se pode tocar em todas as notas usando essas duas afinações."

TB: Você está preparando um CD de Blues. Quais as maiores dificuldades que você encontrou até agora para fazer o CD? Quando você pretende lançar?

AF: "Eu acho que a maior dificuldade para um bluseiro lançar seu primeiro trabalho é a opinião contraria das pessoas, parentes e amigos. Porque difícil toda pessoa do meio mundo sabe que é, já se espera dificuldades comuns. Mas fico feliz que aqui no sul, cada vez mais as pessoas estão procurando a boa musica, creio que isso mudará o senario do Blues em meu estado e nos nossos visinhos também."

TB: Ari, é muito bom receber no Blog um grande talento igual a você. Deixo aqui este espaço para suas considerações finais.

AF: "Eu que agradeço Roberto, Fico muito feliz pela iniciativa sua e de outros parceiros que tem feito de meios de comunicação como a internet, uma forma de levar o blues as pessoas, nos artistas precisamos de apoiadores como você.

E quem quiser conferir mais sobre meu trabalho basta acessar o meu site: http://www.arifrello.com/, lá vocês poderão conferir o andamento do CD no diário de produção, com fotos e vídeos de tudo que acontece no processo de gravação de cada musica. E quem quiser levar o Ari Frello para sua cidade bastar enviar um email para ari.frello@gmail.com ou ligar para 48 99770232.

Grande abraço a todos e viva o Blues."





7 comentários:

Anônimo disse...

Conheço o trabalho de Ari Frello e tenho grande admiração pelo artista que ele é , alêm de ser uma pessoa muito humana e carismática .

Parabens ao site pelo espaço voltado aos novos talentos.

Anônimo disse...

Muito legal o som do Ari, gostei dos clipes

eagaspar disse...

o Som do Ari é puro, gostoso de ouvir, puta som
esse vai dar o que falar
mais uma vez Parabens Roberto

Anônimo disse...

Cara, o Ari tocou aqui no Don Vitto bar, seu ultimo show antes de ir pra Argentina, meu arrepiei, foi animal, aqui na nossa região, mais especificamente na cidade onde moro, Sideropolis poucos ouvem blues, mas com Ari naquele foi casa cheia, registrei tudo...o cara merece...falou irmão , abraço.
ele sabe quem ta escrevendo isso. rsrs

rogerio heleno disse...

MUITO BOM! FAZ A CABEÇA DO GOSPEL E DOS OUTROS TMB, SEM FICAR GRITANDO "QUEIMA JESUS".ESSA É A FORMULA ,EU ACHO...PARABENS PELO SEU TRABALHO DE ALTA QUALIDADE!

Na Estrada... disse...

Grande guitarrista e sempre bom escutar um bom som de slide guitar.

Anônimo disse...

Nossa este estilo de musica é o que eu mais gosto...amei nao vejo a hora de comprar esse cd! Parabéns!