Um guitarrista incrível e apaixonado pelo blues, Maurício Codfish Fernandes é sem duvida um dos caras mais preocupados com a evolução do estilo no Brasil.
TB: Sei que você chegou a tocar Punk Rock e hoje é um guitarrista fantástico de Blues. Qual sua trajetória pela música? O que te fez tocar Blues?
MF: "Então, na verdade, só pensei em tocar um instrumento quando ouvi a banda Black Sabbath, fiquei alucinado e queria de qualquer jeito aprender a tocar guitarra ou baixo!
Em menos de 6 meses após este 1ª passo, eu já estava tocando baixo na Banda Vital Mania, fazendo covers de Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Ultraje a Rigor entre outros. No ano seguinte eu já estava tocando guitarra na banda Punk BDR - Banco Dos Réus, quando certa vez ouvi na saudosa Rádio Fluminense (do RJ) os riffs bluseiros do guitarrista Celso Blues Boy, daí pra frente resolvi buscar este rítmo e conheci o Guitarrista Big Gilson, que na época tocava no Big Allanbik.
O Big Gilson, além de me ensinar grandes lances de blues na guitarra, tambem foi me apresentando o blues, emprestando CD's e Vídeos de Buddy Guy, Johnny Winter, Eric Clapton, Savoy Brown, Stevie Ray Vaughan, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd e muito mais.
Ficávamos horas conversando sobre blues, e até hoje, sempre quando nos encontramos pessoalmente ou por MSN, conversamos bastante, então, posso dizer que ele é o culpado rsss!"
MF: "Sempre estou com idéias sobre música, pois, sem dúvida, esta é uma das minhas maiores paixões, e depois que o Blues entrou na minha veia, passei a me interar mais sobre o assunto e buscar formas de divulgar bastante sobre o estilo.
Em Junho/2007, tive a oportunidade de fazer uma viagem aos EUA e aproveitei para trilhar o blues e ver mais de perto. Estive em Chicago, Memphis, St Louis, Yazoo City, e no berço do Delta, Clarksdale. Em Memphis ví o blues pegar fogo, vários bares na Beale Street com shows da pesada, inclusive o show do Guitarrista Preston Shannon no B.B.King's. Em Chicago acompanhei os 4 dias de festival e tive o prazer de assistir os shows das lendas do blues James Cotton e Koko Taylor.
Enfim, após isso tudo, quando retornei, tinha que fazer algo pelo blues, alguma contribuição, pois além de ficar mais apaixonado pelo estilo, fiquei com a certeza que aqui no Brasil deveríamos conhecer muito mais das bandas blueseiras e principalmente divulgar as bandas de blues Brasileiras, pois com certeza, tambem sabemos fazer blues muito bem!Como eu já tive um programa de rádio (dial FM) com o mesmo nome, resolvi criar um site onde as pessoas de qualquer lugar do mundo pudessem ouvir e apreciar mais o blues, e aí está http://www.bluesnaveia.com/."
TB: Sei que você aproveita este espaço para divulgar as bandas e artistas nacionais. Como você escolhe esse pessoal? Como as pessoas podem mandar material para você?
MF: "Desde 2001 estive no cenário blues com a minha banda Garganta Seca e conheço 'na pele' as dificuldades que temos para conquistar um espaço para tocar e ter algum veículo para divulgar nossas músicas. Durante este tempo, cruzamos pela estrada da música com vários amigos de outras bandas, portanto, estou sempre ouvindo o trabalho dos amigos, que me enviam CDs ou Compro quando encontro algum lugar que venda CDs de bandas que não estão na mídia.
Não recebo e nem pretendo receber nada em troca para tocar as músicas no programa, tudo que toco por lá, são por gosto, por prazer em ajudar a divulgar o blues.
Não há um critério específico na escolha das músicas, apenas vou ouvindo e selecionando aquelas que acho interessante o público conhecer!
O programa Blues na Veia, foi criado para divulgar qualquer banda que tenha um trabalho blues. Dentro da programação, temos 2 momentos, o momento Banca do Blues, onde são sugeridas 3 músicas pelos amigos Paulão e Denise, proprietários da Banca, que também através da paixão pelo blues, divulgam por puro prazer o estilo, colocando bandas para tocar, além de sempre rolar um Jam Session todos os sábados. Quem quiser saber mais sobre o projeto é só entrar no site http://www.bancadoblues.com/, e o outro momento é o Blues em Casa, em que a banda ou artista, mesmo que não tenha um CD profissionalmente produzido, tem o espaço para divulgar seu trabalho, mesmo sendo gravações caseiras.
Quem quiser participar, basta enviar material para radiobluesnaveia@hotmail.com ou quem preferir enviar o CD, basta solicitar o meu endereço por e-mail."
TB: Fora à rádio na web, quais são seus outros projetos?
MF: "Por muito tempo estou na estrada com a banda Garganta Seca e conquistamos algumas coisas que consideramos importantes: ter vendido quase 4.000 CDs somente em nossos shows, ter tocado em diversas casas de shows importante pelo Rio de Janeiro e outras cidades, ter feito dezenas de festas para empresas (TVA, Ernest Young, Microsoft, HSBC entre outros) e ter participado no dia 18/06/2008 no Programa do Jô (para assistir no youtube, basta pesquisar por 'Garganta Seca no Jô').
Hoje, faz parte de meus projetos, reformular o repertório do Garganta Seca, dando um novo formato para o cenário atual.
Também como projeto principal, hoje sou guitarrista da banda BANDANNA BLUES, onde divido o palco com ANNA CARLA (vocal), GUILHERME HULLY GULLY (guitarra), MARCOS PLOC (baixo) e FELIPE MENDES (bateria), e no final de 2007 lançamos o nosso 1º EP (quem quiser ouvir bastar ir em http://www.bandannablues.palcomp3.com.br/ ou http://www.myspace.com/BandannaBluesBand ). Estamos neste momento em fase de adaptação de repertório e já já estaremos pela estrada!!!
Ahhh... no dia 02/02/2008 tivemos (eu e Anna Carla) a honra e prazer de dar uma canja no Mr. Blues - SP com a banda Black Coffee Band."
TB: Maurício, é muito bom ter você por aqui. Agora deixo este espaço para seus comentários finais.
MF: "Acho importante dizer, que precisamos cada vez mais darmos as mãos para que o blues creça, não podemos de forma alguma individualizar, se separar do rebanho achando que é profissional suficiente para seguir sozinho. Necessitamos sim, de todos os apoios, de todos os projetos como a 'Banca do Blues', o 'blog do Terremoto', a 'Rádio Rock Flu' , o 'programa Blues com Z' , a 'Rádio Blues na Veia' e todos os outros que aparecer para contribuir. Infelizmente, ainda há pessoas que 'jogam contra' tudo isso, o que é lamentável.
Certa vez, assisti a uma entrevista do 'Ozzy Osbourne' onde ele disse uma coisa que vou usar para encerrar aqui.
Perguntaram ao Ozzy - 'que conselhos você daria para as bandas que estão começando agora?'
e ele respondeu: 'a música, ou qualquer meio artístico e em qualquer nível, é uma longa escadaria, e quando voce estiver subindo, no meio dela encontrará 'alguém', nunca despreze-o, cumprimente-o, abrace-o, pois quando você estiver descendo o encontrará novamente'.
Pra quem sabe ler.... foi dado o recado!
Gostaria de agradecer muito esta oportunidade, este espaço cedido e parabeniza-lo por este projeto que, com certeza, é muito, mas muito importante mesmo pra todos nós músicos e amantes da música, do blues!"
(Garganta Seca - no programa do JÔ)