quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mestres do Slide com Vanessa Menegaldo

O Blog se supera a cada dia, pois quanto mais escreve, mais descubro pessoas talentosas no nosso blues.

Hoje trago uma mulher, que tem um som poderoso nas seis cordas, mas que domina o slide como poucos.

Vanessa Menegaldo é uma guitarrista fantástica, vai do blues ao rock sem dificuldade alguma, explorando todas as vertentes dos dois estilos.

TB: Há quanto tempo você toca guitarra? E o que te levou para a música ?

VM: "Comecei a estudar guitarra em 1996 e toco profissionalmente há mais de dez anos.

Creio que minha paixão pela guitarra vem desde a infância... me lembro até hoje da primeira vez em que vi uma guitarra de perto: Fiquei simplesmente maravilhada!

Entretanto, o que realmente me motivou a iniciar meus estudos musicais foram as bandas de Rock'n'Roll que costumava ouvir na minha adolescência, tais como Led Zeppelin, Deep Purple, AC/DC, Aerosmith, Free, Queen, etc. Ouvindo os guitarristas dessas bandas, acabei ficando mais fascinada pela guitarra e decidi que tinha que aprender a tocar. Foi o Rock que me fez dar os primeiros passos no mundo "guitarrístico", porém mais adiante, o Blues e o Jazz se tornaram paradas obrigatórias nessa longa estrada."

TB: Em um de seus projetos, Tributo ao
Lynyrd Skynyrd, você faz os slides. Como você aprende a tocar slide?

VM: "Comprei meu primeiro slide por curiosidade, nos meus primeiros anos de estudo, e comecei a tirar as músicas de ouvido. Minha primeira "lição" foram as dicas da embalagem do slide que havia comprado...rsrs. Acho que uma das primeiras músicas que tentei tirar foi "In my Time of Dyin'" do Led.

Sempre achei incrível a sonoridade obtida com o slide e acabei estudando por conta própria. Na época não havia a facilidade da internet e os livros e vídeos-aula eram muito caros e difíceis de encontrar.

Atualmente, após ter conseguido um Ressonator, estou me dedicando mais ao estudo das técnicas de slide e trabalhando com diversas afinações."

TB: Aproveitando o assunto do Lynyrd Skynyrd, o Rock sulista e o blues tem alguma relação musical?

VM: "Claro! Não apenas na estrutura das músicas, como também, no fraseado dos músicos percebemos que o blues está presente.

De uma maneira geral, acho que todos os estilos de rock devem muito de sua sonoridade ao blues. Porém, no rock sulista em particular, há, além da influência do Blues, uma forte influência da música Country e do Jazz. Os guitarristas de rock sulista costumam utilizar muitos fraseados derivados do banjo, próprios da música country, assim como muitas frases e clichês que vem da guitarra blues. O próprio slide, muito utilizado no rock sulista, provém do estilo de slide do blues tradicional."

TB: Quais os seus projetos atuais?

VM: "Além do "Lynyrd Skynyrd Tributo-SP", toco também com o "The Lost Crowes" que é uma banda tributo ao Black Crowes, onde tenho a oportunidade de tocar muito com slide.
Tenho também uma banda de música própria em português, com a qual pretendo entrar em estúdio em breve."

TB: Vanessa, muito obrigado por você participar do Blog, deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

VM: "Gostaria de agradecê-lo pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho. Também quero parabenizá-lo pelo seu trabalho em prol do blues, ajudando a divulgar as bandas e músicos que lutam para sobreviver nesse país que nem sempre valoriza a boa música.

Queria também deixar uma sugestão aos guitarristas que estão iniciando nesta arte: Ouçam blues! Afinal, nele estão as raízes de praticamente tudo o de melhor que foi feito na guitarra até hoje."





4 comentários:

Anônimo disse...

Eu nao sabia que essa menina era tao fera assim parabens , fiquei muito feliz em ver essa menina quebrar tudo na guita
um abraço
oswaldo black coffee

Marceleza Bottleneck disse...

É isso ai Vanessa, Play it Load...

Abraços
Marceleza

Prô Rô Thinker Bell disse...

Eu sempre acreditei que você ia dar certo! Parabens Prima ! Voce sabe quanto eu admiro o que voce sabe fazer!
Amei o video!

1025 disse...

What ‘s a wonderful site!!!Thank you for sharing!How are you? I am Dennis Ng from HONG KONG, nice to meet you here!Take Care!

My blog: http://denniswatch.mysinablog.com/