sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mestre do Slide e da Gaita com Leo Leon Duarte


O Blues é algo que me fascina a cada dia. Com a ajuda da internet, minhas pesquisas se tornaram mais fáceis, pois consigo encontrar grandes tesouros que fazem com que o meu amor pelo estilo não morra.

Em uma de minhas buscas, me deparei com um garoto de apenas 14 anos de idade, brincando com seu violão e seu slide, algo que me fez parar para escutar cada detalhe de seu estilo.

Este menino é filho de um dos maiores compositores e gaitistas de Blues do Brasil, Sérgio Duarte, mas podem acreditar, ele não vai crescer na sombra de seu Pai e Mestre, pois terá sua própria estrada para percorrer.

Leo Leon Duarte talvez ainda não saiba, mas é um garoto abençoado pelos deuses do Blues e que tem um potencial incrível.

TB: Como havia te falado, descobri que seu pai é o Sérgio Duarte só depois que entrei em contato com você. Então quero saber, o que significa a música em sua vida? Quais suas influências?

LLD: “ A música é tudo para mim..

É principalmente uma forma de me expressar, quando estou tocando esqueço de qualquer problema ou estresse.

Aprendi a tocar violão com 5 anos de idade, queria aprender a tocar Running Free do IRON MAIDEN, então meu pai me ensinou, desde então comecei a me interessar cada vez mais pela música e todos os dias eu toco desde então.

Ainda tenho muita coisa à aprender vou continuar estudando até aprender tudo, o máximo possível.

Minhas principais influências são: Mitch Kashmar , Sérgio Duarte, Little Walter,  Dereck Trucs, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan. “

TB: Você toca gaita e Slide Guitar de formas maravilhosas. Qual dos dois você prefere?

LLD: “Esses dois são os que e mais me destaco, mas creio q não há um preferido.

Eu gosto muito de gaita, tanto cromática quanto diatônica, pois sou filho do Sérgio Duarte(Grabde Gaitista de Blues Brasileiro), o melhor professor que eu poderia ter.

E gosto muito de Slide Guitar também, quero me especializar nisso, acho muito bonito o som de Slide em afinação aberta.”

TB: No slide, quais afinações você mais utiliza?

LLD:”As afinações que eu mais utilizo para tocar Slide são o D(Ré) aberto(D A D F# A D) e G(Sol) aberto(D G D G B D).

TB: Você é muito jovem e é detentor de um talento extraordinário, e tendo em vista o poder musical que você possui, quero saber o que você deseja para o seu futuro?

LLD: “Eu quero fazer uma faculdade de música e de improvisação nos Estados Unidos, e além disso, gosto bastante de gastronomia e gostaria de tentar algo nessa área.”

TB: O que você diria para os jovens que tem o desejo de tocar um instrumento? Que dicas você daria para eles?

LLD: “Não desistam, pratiquem sempre! Se você deixar seu instrumento por uma semana, ele te deixa 1 ano.

Estudem bastante, corram atrás, matriculem-se numa escola de música pra começar,  e hoje em dia temos A INTERNET, para tirar alguma dúvida essas coisas. “


TB: Leo, é um prazer enorme ter você nas páginas deste blog. Deixo aqui um espaço para suas considerações finais.

LLD: “Gostaria de agradecer à Sérgio Duarte, meu pai, tudo que sei foi ele quem me ensinou, também ao amigo Norba Zamboni e ao Celso Salim pelas pequenas aulas e dicas de enorme diferença e grande ajuda.

É um grande prazer estar aqui no terremotoblues , Valeu galera!”

Veja:




2 comentários:

eagaspar disse...

esse muleke vai passar o pai logo logo, hehehe
Boa Leo vai nesse acredite no que vc faz

Ari Frello disse...

Aposto no talento desse rapaz, ele vai longe.