quinta-feira, 24 de março de 2011

Vozes do Blues com Bruno Santanna


O Blues não seria nada sem a alma do artista, afinal Deus sempre para o que está fazendo para escutar um Bluesman tocar a música que vem do coração.

Bruno Santana é um desses casos, pois sua voz tem o poder de alcançar todos os sentimentos guardados de quem o escuta cantar.


TB: Conte um pouco de sua trajetória musical e nos diga, em que momento você entrou nas estradas do Blues.

BS: “Comecei a cantar de brincadeira com 12 anos me divertia ao tentar imitar os cantores de POP Rock nacional e internacional dos anos 80, lembro que gostava de imitar o Ray Charles,o Michael Jackson e o Steve Wonder quando tocava WE ARE THE WORLD,USA for Africa em 1985, inconscientemente já me identificava com estes artistas.

Na infância ouvi MPB, meus pais gostavam de Tom Jobim,Elis Regina,Roberto Carlos, Raul Seixas,Chico Buarque, Blits...

Quando adolescente ouvi de tudo, muitas rádios foram formando meu gosto musical, descobrindo as FM’s que me agradavam conheci o filho para depois conhecer o Pai,em 1985 surgiu a 89 FM ( A Rádio Rock) virei fã, ia nos shows divulgados por ela,ouvi “Confortável” do Disco Mandinga de André Cristovam que tocava bastante no ano de 1989 na rádio 89, e também na Rádio Eldorado, naturalmente fui me interessando pelo blues,conheci o Blues Etílicos através de um primo que tinha dois discos, Água mineral e San-Ho-Say, então comecei a seguir o movimento, a Gravadora Eldorado gravava e colocava os artistas do Blues nacional no ar.

Ouvia os que tocavam mais na época o SRV,Jeff Healey, Eric Clapton, Gary Moore...

Mas eu não falava inglês ainda então pirava mesmo com o Blues nacional.

Vi o Blue Jeans pela primeira vez na MTV com o vídeoclip da música “Cachaceiro”, só para os mais jovens terem idéia, rolava blues nacional na MTV, acredite se quiser.

Ouvia também, Big Allanbik, Baseado em Blues, Irmandade do Blues, Sérgio Duarte,Caça Níqueis e outros.

Dei sorte, foi o período que o Blues foi mais forte na mídia Brasileira, rádios, TVs e grandes festivais. O Blues em português ajudava popularizar o gênero.

De lá para cá a cena blues cresceu temos blueseiros em muitos estados do Brasil apesar da falta de visibilidade e de poucos investimentos do setor privado.

Mesmo assim o Blues segue,mais uma prova da nossa paixão pelo Blues.

A minha primeira banda foi em 91 com meu vizinho baterista e amigos do colégio, até foi longe, tocamos no FESTVALDA três anos seguidos, fizemos um programa na TV Alphaville, uma das primeiras a cabo do Brasil.

Nós gostávamos do guitarrista Gary Moore e tocávamos a versão dele para Walking by myself, o guitarrista Jessé Carvalho tinha acabado de sair da Irmandade do Blues e queria montar um novo time, ele viu a matéria na TV e entrou em contato comigo.

Em 1996 surge o Blindog Power Blues. O Blindog faz um bluesrock pesado beirando o hardrock, lançamos um disco autoral em 2000 Sampa Midnight, tocamos bastante no circuito motociclistico,em vários shows dividimos o palco com o Caça Níqueis e Velhas Virgens.Lançamos outro disco, nove anos depois Paulicéia Madrugada Blues,mas não saímos em turnê por problemas com integrantes, o Blindog segue hibernando.

Em 2003 fui convidado para o Derivados do Blues banda que tinha uma formação forte, Paulinho Sorriso, Fábio Pagotto, Cláudio Camargo, Marcos Ottaviano,André Youssef, André Carlini,Sandro Grineberg , fizemos shows memoráveis,dessa banda derivou e nasceu o Krocfest festa Jam onde as feras do blues nacional se confraternizam até hoje e ajudam a Casa do amor ao próximo na coleta e arrecadação de alimentos para crianças carentes.Uma iniciativa do Cláudio Camargo que já virou tradição.

Em 2010 foi no Paddys Pub dia 09/12, vamos aguardar e conferir o de 2011.

Sai do Derivados no final de 2006.

Em 2007 montamos o Tritono Blues uma proposta acústica diferente das formações convencionais de blues, o gaitista André Carlini e o tecladista André Youssef e eu fazendo voz e percussão banda que mantemos até hoje.

Trabalho com o Tritono Blues , com a Big Band Kings de La Noche www.kingsdelanoche.com.br e comecei minha própria banda Bruno Santanna Band com o guitarrista Norba Zamboni, o baterista Caio Dohogne e o baixista Geraldinho Viera.”

TB: Você utiliza alguma técnica de aquecimento antes de cantar?

BS: “Sim, faço um leve e rápido aquecimento com trechos das músicas do meu repertório,

não fumo,não tomo líquidos gelados. Sabe aquela cerva estupidamente gelada, só nas férias e ainda tomando cuidado.

Fumar,consumir Álcool e bebidas geladas danificam a voz isso é fato.

Cabe ao dono do “instrumento” descobrir uma fórmula de usufruir do que gosta preservando a saúde.

Saúde = Boa voz !”

TB: Em algum momento em sua carreira, você teve vontade de gravar um álbum seu?

BS: “Tenho vontade,acho que neste ano consigo isso com a Bruno Santanna Band.

A maior parte das composições do novo disco do Tritono é minha, inclusive duas músicas instrumentais.Trabalhar nas composições com o André Youssef e o André Carlini foi muito tranqüilo eles têm uma capacidade de absorção diferenciada e não interferiram nas idéias originais.

É chato quando o companheiro de banda interfere muito na sua música,tem gente que não se contem e interfere tanto que força a barra até virar parceria.Isso é muito chato.”

TB: Bruno, obrigado por aceitar o convite e saiba que é muito bom ter um dos melhores vocalistas de Blues neste humilde blog. Deixo aqui este espaço para seus comentários finais.

BS: “Obrigado a você Roberto pelo convite e pela iniciativa de levar nossas histórias adiante.
Um abraço a você a todos os leitores do blog.”








Veja e escute mais:

www.myspace.com/tritonoblues
acústico,Voz, Piano elétrico, gaita e percussão.


http://www.kingsdelanoche.com.br/
Big Band


www.myspace.com/brunosantannaband
Voz , guitarra, baixo e bateria.

Nenhum comentário: