quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mestres das Seis Cordas com Artur Menezes


Com solos poderosos e com uma voz incrível, Artur Menezes é um cearense de apenas 24 anos que esbanja talento, bom gosto musical e humildade.

Este “menino” é sem sombra de duvida um dos maiores guitarristas de Blues do Brasil. Se você ainda não escutou o som que ele tira da guitarra, então não perca tempo, leia o artigo e depois delicie-se com os links de Artur Menezes.

TB: Apesar de ser muito jovem, você tem uma grande experiência musical. Você lançou recentemente um álbum maravilhoso, mas anteriormente esteve presente em mais três trabalhos, onde participou do CD da Lúcia Menezes, gravou com sua antiga banda Blues Label e fez seu primeiro trabalho com o EP Artur Menezes & os Caras. Você gosta de estar em estúdio? Qual é a sensação de criar e registrar o seu trabalho?

AM: "De longe eu prefiro me apresentar ao vivo do que em disco. O público me instiga e eu rendo muito mais. No entanto, a importância de registrar as suas músicas e de ter um álbum para apresentar o seu trabalho é indiscutível. É como ter um filho, imagino. Gravei meu disco com muito carinho e cuidado e fico na expectativa de que todos gostem dele, assim como eu. Sem contar que é uma excelente maneira do público "me levar pra casa" sem dores de cabeça para ambos os lados! Rs..."

TB: Você acredita que encontrou o seu timbre perfeito? Quais são seus brinquedos?

AM: "I'm Never Satisified: o título dessa música fala muito sobre mim. Ao longo desses 12 anos tocando guitarra, eu venho aprimorando meu som. Trocando de equipamento, estudando... Atualmente eu tenho uma Gibson ES- 335 Custom Shop, Fender Stratocaster SRV, Gretsch Chet Atkins, Ciderly Double Neck, Gibson Les Paul Standard e Gibson SG (estas duas estou vendendo!) e violões Del Vecchio e Fender Ressonator."

TB: Quais são seus projetos atuais? Com quem anda tocando?

AM: "Dou prioridade ao meu trabalho solo, onde geralmente toco em trio. Além das composições próprias, clássicos do blues e de caras como Buddy Guy, Collins, os 3 Kings, Hendrix, Vaughan, Clapton etc. Aqui em São Paulo, esporadicamente toco guitarra com o Big Chico (na minha opinião, um dos maiores artistas de blues do Brasil). Não me desliguei do Ceará e, sempre que retorno à minha "sweet home", toco com as bandas Blues Label, De Blues em Quando e Hardvolts (AC/DC Cover). Faço shows esporádicos também com o excelente gaitista Jefferson Gonçalves (que tem um trabalho de blues dentro da música nordestina)."

TB: Você saiu do Ceará para vir morar em São Paulo. Você acredita que a cena do Blues Paulistano é melhor que do Ceará? Por onde tem tocado fora São Paulo e o Ceará?

AM: "Não acredito que a Cena de Blues seja melhor, mas a cena musical como um todo é. Aqui as possibilidades de crescimento são maiores, pois uma vez aparecendo em São Paulo, você aparece no Brasil. Muito embora a minha vinda para cá esteja relacionada aos estudos, e não à busca pela fama. Gosto do underground e pretendo seguir nele. No Ceará a cena de blues é linda! Muito organizada e todos trabalham juntos. Todo mundo se ajuda. Fora São Paulo e Ceará, recentemente estive no Piauí, em agosto vou ao Maranhão, setembro Recife e Rio de Janeiro e outubro ao Pará. Agora em julho também estive em Londres, toquei no Blues London (The Blues Kitchen). Em 2006 e 2007, morei alguns meses em Chicago. Lá fiz parte da banda "The Shakes Blues Band" e toquei algumas vezes como convidado com Charlie Love and The Silk Smooth Band e Linsey Alexander no Kingston Mines. Outras vezes dei canja com John Primer, Jimi Burns, Brother John, Phill Guy no Chicago Blues e no Legend's."

TB: Artur, considero você entre os meus músicos prediletos, pois além do seu enorme talento, você tem uma simplicidade gigantesca. Deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

AM: "Roberto, primeiro te agradeço pelo bem que você vem fazendo ao blues, divulgando o estilo, abrindo espaço para os artistas mostrarem o seu trabalho, além de tocar o blues e mandar ver no slide guitar! Meus sinceros agradecimentos! O recado que deixo é que fico na torcida para que o blues tenha mais espaço no Brasil. Que o público cresça e que cresça a quantidade de músicos fazendo blues. E também que outros repitam a sua iniciativa de divulgar o blues, pois como sabemos, existem dois tipos de pessoas: as que gostam de blues e as que não conhecem o blues. Quem conhece, automaticamente se apaixona!"




Veja, leia e escute mais:
http://www.arturmenezes.com.br/
www.youtube.com/arturmenezes
www.myspace.com/arturmenezes

11 comentários:

Saron disse...

Artur é um exelente musico e pessoa, tem feito sempre bons shows e vem crescendo cada vez mais brasil a fora. Boa sorte ae na sua caminhada do Blues N Roll! hehehe

Roberto Lessa disse...

Salve, Artuzim! O cara do blues. Não se preocupe que estamos mantendo a chama da cena blueseira cearense bem acesa.

Heron disse...

Arthur Menezes toca com a alma, contagia a gente. Além disso, e mais que isso: sua música é de excelente qualidade; como o caro blogueiro destacou, tem um ego surpreendentemente normal - é torcer para que continue seu caminho de sucesso!

Literatura Inglesa - URCA disse...

esse garoto vai longe, além de um otimo musico, é uma pessoa muito integra e determinada. sucesso sempre!!!

Heron disse...

Um excelente músico, de qualidade apurada. É torcer por mais sucesso e empolgar-se com o que já nos trouxe! E que venham mais shows!

LucasLandim disse...

O Artur realmente é uma referência de Blues no Ceará! Ele conseguiu levar com maestria todas as Jam Sessions do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga 2010. Sempre amei o Blues! É o meu estilo favorito e o Artur consegue dar um significado ímpar ao estilo. Parabéns pela matéria e pelo sucesso!

Italo Brasil disse...

Pow, muito irado! Artur, como sempre, se garante! Desejo tudo de bom pra você ai em Sampa e que os frutos do seu trabalho se espalhem pela cena Blues do país intero!

Grande abraço, sucesso!

Eduardo Macedo disse...

Ô MACHO VÉI PRA TOCAR! Artur é um músico excelente e profissional. Está mandando bem e aperfeiçoando-se cada vez mais. Parabéns pelo trabalho e sucesso!

Donátila disse...

Pelas poucas vezes que trabalhamos juntos ja deu pra perceber seu profissionalismo e também da equipe que o acompanha... Consegue contagiar qualquer espaço com sua belissima apresentação.. Com carisma, profissionalismo, Artur.. é só trabalhar, o resto vem com o tempo. Faz teu blues pelo Brasil que aplausos nao vão faltar.

Frank Hoenen disse...

Belo timbre, belo fraseado, parabéns !!

Frank Hoenen

Artur Menezes disse...

Obrigado a todos pela força e pelo carinho! Um abração!