terça-feira, 4 de agosto de 2009

FESTIVAL HORIZONTE BLUES JAZZ INSTRUMENTAL de 12 a 30 de agosto de 2009

Exposições, oficinas, exibição de vídeos e apresentações musicais acontecem de 12 a 30 de agosto de 2009 no Centro Cultural Padre Eustáquio. Entrada é gratuita!

Durante o mês de agosto, Belo Horizonte ganha mais um Festival voltado para os amantes de blues e jazz. De 12 a 30 de agosto de 2009, a região noroeste será palco do evento Horizonte Blues Jazz Instrumental que vai reunir os principais músicos do gênero da cidade em um mix cultural apresentado em diferentes linguagens artísticas, com shows, exposição e vídeos. O evento tem parceria da Fundação Municipal de Cultura e Sesc-MG e acontece no Centro Cultural Padre Eustáquio, com entrada gratuita.

Entre os destaques da programação, apresentações musicais no dia 16 de agosto de 2009, domingo, de 11às 20h com grupos e músicos como: Legado Blues, Yer Blues, Flying Hands Fusion, Cia Starling, Mangassô, Auder Jr. & Blues Bang, entre outros. Além dos shows, o Centro Cultural também recebe, de 12 a 30 de agosto, exposições de artistas plásticos que tiveram inspiração nos gêneros blues e jazz. Entre eles, Marcos Kaoy que transforma vinil em obras de artes, realizando uma verdadeira viagem na pintura e na história musical.

O Festival oferece ainda oficina de Voz e Guitarra com especialistas convidados pelo Centro Cultural, no dia 15 de agosto de 2009, sábado às 15h. Serão 30 vagas, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de agosto pelo telefone (31)3277-7269 ou pelo e-mail ccpe.fmc@pbh.gov.br. O evento conta também com uma mostra de filmes e clipes em diferentes dias e horários. Nas telas um pouco da história do blues e jazz, como no filme “Jazz um filme de Ken Burns” e clipes clássicos e contemporâneos, como de Ray Charles ou Narah Jones.
Para o curador do evento, Aristóteles Caetano, o Festival visa valorizar o trabalho autoral dos músicos e promover a descentralização do gênero na cidade. “Queremos levar para as regiões periféricas um projeto de Jazz e Blues. Em Belo Horizonte, eventos como estes estão centralizados na região Centro-Sul”. Segundo ele, levar o gênero para um espaço público e de forma gratuita é uma grande vitória. “Para os amantes de blues e jazz o Festival é a realização de um sonho. Pois quem é conhecedor dos gêneros sonha em ver eventos em um espaço publico na sua terra natal, no caso Belo Horizonte, assim como acontece nos EUA, Inglaterra, França, Áustria”, revela.

Aristóteles afirma que na apresentação musical do dia 16 de agosto de 2009, domingo, o público vai encontrar vários estilos “desde vertentes do fusion a linguagem mais clássica o blues passando ainda por vertentes mais puristas ao gênero, lapidando o groove a mais radiofônica do rock blues”, reforça. Segundo o curador do evento, é uma oportunidade para a comunidade aproveitar uma tarde de domingo “para abrir seus horizontes para novos e velhos sons”.
“Na nossa programação temos os principais nomes da cidade. Pegue, por exemplo, o histórico da banda Legado Blues que já tocou com os principais nomes do gênero no país e até do exterior. Temos ainda o trabalho do Yer Blues que tem mais de 10 anos de dedicação. O Auder Jr é um dos principais guitarristas do país, ele foi responsável por abrir as portas para várias bandas no exterior. Outro destaque, é o fusion do Flying Hands ou ainda o Quarteto Seteclávio, que reúne quatro ex alunos do Palácio das Artes para interpretar clássicos do jazz e blues de forma instrumental. Temos ainda a orquestra mais antiga do estado, S.M Carlos Gomes tocando clássicos e ainda dois DJs renomados, Paloma Santos e DJ Yuga, que fazem a cena clube da cidade com suas experimentações sonoras e neste festival prometem sets exclusivos de suas influências do gênero”, enumera o curador.

Mas qual a diferença deste Festival para outros que já acontecem não só na capital mineira, como no interior do Estado? Para Aristóteles Caetano a principal diferença é vontade dos artistas envolvidos de tocarem de forma gratuita e pelo charme do espaço cultural recém criado, conquistado pela comunidade via orçamento participativo. “Com o Festival Horizonte Blues queremos movimentar, provocar, divulgar, mostrando que o interesse pelo gênero não tem classe social, pelo contrário, atraí a todos pela sua musicalidade e charme”, reafirma.
Confira a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL HORIZONTE BLUES JAZZ NSTRUMENTAL

EXPOSIÇÕES:Data: 12 a 30 de agosto.Horário: 8h às 17h Local: Pátio interno do Centro Cultural Padre Eustáquio. Endereço: Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio, Belo Horizonte/MG.

ARTISTAS E SEUS TRABALHOS

ARISTÓTELES CAETANO: Cria cenários musicais através do desenho, destacando os músicos e os instrumentos. É desenhista auto ditada e desenvolve trabalhos simples, mas com riscos e rabiscos de forte identificação, ‘brincando’ com a possibilidade de fazer rostos conhecidos ou não. Utilizando lápis ou caneta, papel vegetal ou ofício, os traços simples tomam forma, muitas vezes caricaturais, porém, com grande significância. Descobriu, aos oito anos de idade, nas aulas de educação artística, a possibilidade de registrar personagens conhecidos ou anônimos de forma descontraída ou não. Atualmente, dedica-se ao registro artístico de “figurões”, artistas de gêneros musicais, como blues e jazz, além de alguns bons amigos em desenhos únicos e exclusivos.

MARCOS KAOY: Desenvolve um trabalho artístico inusitado e surpreendente, transforma vinil em obras de artes, realizando uma verdadeira viagem na pintura e na história musical. Mineiro, natural de Belo Horizonte, é artista plástico e músico de formação auto-didata. Iniciou sua trajetória musical da década de 80. Nos anos 90, a partir de pesquisas de gêneros da música, começou a retratar suas vivências musicais na noite belorizontina, através de pinturas e imagens que refletissem aqueles momentos. Seu processo de criação é auxiliado pelo que é descartado na natureza e através deste processo é que dá origem aos seus quadros. Atualmente, vem explorando a técnica de decopagem em vinil, fazendo referência aos estilos musicais pesquisados por ele e atribuindo, por sua vez, uma nova percepção dos grandes nomes do blues e jazz, retratados em seu dia-a-dia.

RENATO LOPES: Apresenta personagens e cenários de uma vida noturna através de desenhos em grafitte e pintura. Artista plástico, bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG, participou de diversas exposições coletivas em espaços alternativos da cidade. Produz seus trabalhos utilizando as técnicas: pintura acrílica e guache seco sobre papel em preto e branco e acrílica a cores sobre tela.

TALES SABARÁ: Os personagens boêmios ganham vida nos retratos produzidos pelo artista através da pintura. Mineiro, natural de Congonhas onde, aos 12 anos, despertou sua veia artística matriculando-se num curso de desenho e pintura. Formou-se, recentemente, em pintura, pela escola de Belas Artes da UFMG, onde conquistou o 1º lugar no prêmio de relevância acadêmica, com seu projeto sobre a obra do artista Guinard. Suas telas são pintadas utilizando-se as técnicas de pintura em óleo ou têmpera vinílica e os desenhos em papel em nanquim ( modo expressionista ) ou grafite.

OFICINAS E WORKSHOPS

Tema: Voz Responsável: músico Geovani Trigueiro Data: 15 de agosto, sábado. Horário: 15h

Tema: Guitarra Responsável: Guitarrista Marcelo Ferreira Data: 15 de agosto, sábado. Horário: 15h Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Endereço: Rua Jacutinga 821, Bairro Padre Eustáquio BH/MG
Inscrições: * Serão 30 vagas, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de agosto.

Informações: (31)3277-7269 ou ccpe.fmc@pbh.gov.br EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E CLIPES

Data: 05 de agosto às 19h30Vídeo: Blues Brother´sLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio 12 de agosto às 19h30Vídeo: Norah Jones live in New OrleansLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio

Data: 14 de agosto às 16h30Vídeo: The CommitmentsLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio

Data: 15 de agosto às 14hVídeo: The BluesLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio

Data: 19 de agosto às 19h30Vídeo: Ray CharlesLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio

Data: 24 a 29 de agosto às 15hVídeo: Jazz um filme de Ken BurnsLocal: Centro Cultural Padre Eustáquio

Data: 26 de agosto às 19h30Vídeo: Nina Simone - Live at Montreux 1976Local: Centro Cultural Padre Eustáquio

APRESENTAÇÕES MUSICAIS:

Data: 16 de agosto, sábado. Horário: 11 às 20 horas Local: Centro Cultural do Padre Eustáquio (Feira Coberta)Endereço: Rua Jacutinga 821, Bairro Padre Eustáquio PROGRAMAÇÃO

11h - SOCIEDADE MUSICAL CARLOS GOMES
Banda Musical da Região Noroeste de Belo Horizonte, fundada em 1896.

11h30 – FLYING HANDS FUSION

12h – CIA STARLING
Apresentação inédita de três músicos mineiros, que interpretam clássicos do blues em formato instrumental.

12h 30 – MANGASSÔ
Pense em algo universal que contenha aquele tempero único de sua terra. Ou ainda, a pesquisa de diversas sonoridades com inerentes trejeitos mineiros. Imagine um lugar em que a confluência dos universos líricos de Caetano Veloso, Seu Jorge e Djavan só se justifica se capazes de incitar à dança. Vislumbre um acontecimento em que o pop sinta-se completamente à vontade na presença do samba, do jazz, do soul e do funk. Pois é assim o som da banda
Mangassô: um pé na soleira e outro no mundo. Fonte: www.myspace.com/mangasso.

13h30 – AUDER JR. & BLUES BANG
Auder Junior é músico, formado e pós-graduado pela UFMG. Desenvolve intensa e premiada carreira como guitarrista. Participou de importantes bandas como: Easy Rider (Sony music). Dono de um estilo inconfundível, reconhecido pela crítica e pelo público, Auder Junior elaborou o seu primeiro CD solo: Music Is The Only Way. Trata-se de um trabalho em que interpreta grandes momentos do Rock and Blues. Atualmente, Auder Junior participa das bandas Viva Santana, Led III e Auder Jr & Blues Gang, com as quais se apresenta freqüentemente em conceituadas casas brasileiras de espetáculos.

14h30 – YER BLUES
A Yer Blues é uma banda dedicada à memória dos mestres do blues. Carrega a marca forte de BB King, Muddy Watters, Albert King, Robert Johnson, Buddy Guy. Seu repertório contempla também o que há de melhor do rhythm and blues como Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Jonh Mayall, Peter Green, entre outros, além de composições próprias. A guitarra é tocada por Alexandre Castro, Sebastião Ferraz comanda o baixo, André Simil, a bateria, Hercules Macedo faz o vocal, Leandro Sayd as harmônicas e saxofone. A Yer Blues traz um som consistente e se compromete com uma viagem no tempo e no espaço, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre Belo Horizonte e o blues do Mississipi, Texas e Chicago, trazendo na alma de seus músicos toda a intensidade do gênero. Fonte: www.myspace.com/yerbluesbh.

15h30 – LEGADO BLUES
(PARTICIPAÇÃO QUARTETO SETECLÁVIO)
Com inúmeros shows na bagagem, a proposta do Legado é fazer um blues alegre e criativo, sempre um show pulsante, trazendo ao som tradicional influências do groove. Os destaques são as composições próprias "Mister Money", "Fica assim" e "Gol" do Legado Blues, que remetem às fusões rítmicas da herança musical brasileira de Celso Blues Boy, Tim Maia, Lenine, Cazuza e Raul Seixas. A banda também apresenta releituras para composições internacionais de The Doors, Beatles, Jimi Hendrix, entre outros. Fonte: www.myspace.com/legadoblues INTERVALOS AMBIENTAÇÃO DJSDJ PALOMA SANTOSEx-estudante de jornalismo, sempre se apropriou do humor para criticar temas polêmicos, como política e direitos humanos. Adora, também, replicar as indagações masculinas sobre relacionamentos, TPM e mistério do banheiro feminino. Outra paixão da DJ Paloma é o jazz. Entusiasta do gênero vem se apresentando como discotecária, trazendo a BH um estilo inusitado-electrojazz. Fonte: http://www.xn--queijocomediacachaa-nyb.com.br/paloma.html DJ YUGA
Desde a infância em Nanuque, o pequeno Yuri já "fuçava" a coleção de discos do tio, onde conheceu Roberto & Erasmo, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Clara Nunes, Gilberto Gil, Jorge Ben, Tim Maia, Demônios da Garoa e Os Velhinhos Transviados. Já na adolescência, começou a levar alguns discos para as festas de colégio, sempre se interessando por sons menos populares e, no entanto de boa qualidade. Aos 21, vem para a capital mineira, se tornando colecionador de discos de vários estilos e épocas. Algumas oportunidades surgem para tocar em festas, sendo seu "debut" realizado numa das mais conceituadas casas de show de Belo Horizonte, o Lapa Multshow. Fonte: www.myspace.com/djyuga.

SERVIÇO


FESTIVAL HORIZONTE BLUES JAZZ INSTRUMENTAL
Exposição, shows e mostra de filmes
De 12 a 30 de agosto


Centro Cultural Padre Eustáquio (Feira coberta)
Rua Jacutinga 821, Bairro Padre Eustáquio
Informações: (31) 3277-7269
http://www.horizontebluesjazz.com.br/

(*produção direto - 031.86785771)

Informação para Imprensa

- Erika Pessoa (31) 9347-3993
- Iaçanã Woyames (31) 8437-6032
- Anna Rocha (31) 8862-6563
- Flávia Tavares (31) 8859-2383

PESSOA Comunicação e Relacionamento
Telefone: (31) 3485-7875Rua Conselheiro Lafaiete, 109 - sala 4
Bairro FlorestaBelo Horizonte - Minas Gerais -
CEP: 31030-010

Um comentário:

Fred Benning disse...

Grande espaço Roberto, terremoto já esta lincado lá no Woodstock.
Cheguei aqui atraves do Recife Blues.
O espaço ta aberto é só chegar, ok?

Abraço