quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nosso Blues Nossas Bandas com The HeadCutters


Este mês o Blog completa um ano de existência, e para comemorar com estilo, temos aqui uma das melhores bandas de Blues tradicional que já escutei.

A banda THE HEADCUTTERS (ex OnTheRocks) de Itajaí – SC, tem como formação Joe Marhofer na harmônica e vocal, Ricardo Maca na guitarra e vocal, Arthur “Catuto” Garcia no contra-baixo acústico e Leandro Cavera na bateria.

Joe vai nos contar um pouco do CD e da Banda.

TB: Por qual motivo a banda optou resgatar a sonoridade e o estilo musical das bandas de Chicago da década de 50 e 60?

TH: "Foi o que sempre nos motivou e o que sempre ouvimos desde que começamos, passamos por outras linhas no Blues, mas a nossa sempre foi a tradicional dos anos 50 e 60, que possui timbres e o jeito de tocar que mais se encaixam com a gente, estamos na melhor fase da banda já que a partir deste ponto, que foi a gravação do novo CD, e o resultado foi fantástico e a partir de agora virão mais e melhores gravações nesses moldes."


TB: Atualmente foi lançado um trabalho da Banda, que foi realizado aos moldes das gravações feitas na década 50. Como foi feita esta gravação? Quais as maiores dificuldades encontradas? E qual foi o resultado?

TH: "Gravamos em rolo de fita com captação ambiente, dentro do Museu Histórico de Itajaí, feito todo ao vivo e sem overdubs durante três madrugadas.

As dificuldades surgiram desde que resolvemos encarar essa linha que foge totalmente do que é feito hoje em dia, tanto como sonoridade, amplificação, instrumentos, timbres e até mesmo o jeito de tocar, já que hoje, a maioria das bandas opta pela linha do Blues Moderno e Blues Rock. A pesquisa foi feita durante anos até conseguirmos atingir o ponto de realizar esta gravação o mais fiel possível ao que era feito nos anos 50, acreditamos que esta possa ter sido a nossa maior dificuldade além de ter que carregar todo o equipamento para o segundo andar do museu...hahaha!

O resultado foi melhor do que a gente esperava, convidamos a todos que estão lendo a dar uma conferida no nosso myspace."

TB: Com um som tão característico, não deve ter sido fácil montar a banda. Quem teve a idéia de montar a Banda e como que foi a reunião dos integrantes?

TH: "Somos amigos de infância e moramos todos até hoje praticamente na mesma rua, a banda começou na nossa adolescência, isso aproximadamente a uns 10 anos atrás e pretendemos fazer com que estes 10 anos se tornem mais 50 anos de muito Blues."

TB: Quais os objetivos da Banda? Quais seus próximos projetos? Um DVD ao vivo?

TH: "Um dos objetivos da banda é poder mostrar o trabalho no Brasil e no mundo inteiro, difundindo cada vez mais o Blues e levando com muito orgulho essa bandeira do Blues Tradicional já que pouquíssimas bandas ou artistas-solo, tanto no Brasil e no mundo, fazem essa linha que nós fazemos.

Os próximos projetos são: a prensagem deste CD (lançado apenas virtualmente), a produção de alguns vídeos que serão postados no youtube e em breve a gravação de mais um CD que já está sendo planejado."

TB: Muito obrigado pela entrevista, é sempre um prazer ter pessoas talentosas como vocês no Blog. Deixo agora este espaço para seus comentários finais.

TH: "Primeiramente gostaríamos de agradecer você Roberto pela entrevista e também parabenizar o TERREMOTO BLUES BLOG pelo seu primeiro ano no ar e mandar um abraço a todos os amigos que nos dão muita força neste caminho nada fácil, Chico Blues, Igor Prado, Bharath, Fabio Franchinni, Jussario Duarte, Dayvk Martins, Carlos May, Melk Rocha, Gaspar Viana (Bends Harmonicas) Esmeralda, JJ Jackson, Junior Polaco, Andy Boy, Lenzi Brothers, Toyo e Rodrigo (Mississippi Delta Blues Bar), e todos aqueles que não conseguimos lembrar agora...E tambem em breve esperamos estar tocando aí em São Paulo para mostrar nosso trabalho ao vivo e fica mais uma vez nosso convite a todos para acessarem nosso myspace e participarem da nossa comunidade no orkut e um forte abraço a todos!"

6 comentários:

Lucas "Spider" disse...

Puts mto bom o som! Parabéns caras e vlw Terremoto por apresentá-los.

O estilo anos 50 me inspira mto tb, daki um tempim tb estarei com uma rapaziada tocando neste estilo.

Abração e sucesso para vcs!

Nix disse...

Roberto,
Você tem um email para que eu possa entrar em contato diretamente contigo?

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Olá Nix,

roberto_ang@hotmail.com

Paz

Bacca disse...

Esses garotos são demais!
Conhecemos o trabalho e desde o primeiro dia que os vi deu pra sacar que o futuro dessa banda será longo e brilhante se tudo der certo.
E que se abram todas as portas das casas do gênero nos grandes centros para que cada vez mais o blues e a própria Headcutters estejam presentes em todo circuito.
Emerson "Bacca" Mainhardt
Blumenau-SC
Abraço e parabéns pelo blog, que acabei de descobrir!!!

Frank Hoenen disse...

Parabéns à banda pela fidelidade nas interpretações e na qualidade da gravação!
Mais Chicago anos 50/60 que isso só se tivessem gravado em vinil!hehe

E parabéns ao Roberto por um ano de blogg!
É isso ai seu PUTO,do jeito que a coisa ta indo daqui a pouco vc ta entrevistando até o Allman Brothers!hehe


Abração!!!


Frank

Dayvk disse...

Essa molecada me surpeende a cada dia. Definitivamente uma das melhores bandas brasileiras de blues que já apareceu, daqui a pouco será do mundo...hehehe.
Grande abraço a todos Joe, Catuto, Maca e Cavera. Apesar das dificuldades que acontecerem nesse final de ano, "Everything Gonna Be Alright" my fellas!!!

Um grande abraço....e Roberto parabens pela sua batalha a favor do blues, tudo de bom pra vc.

Dayvk Martins